
Neste domingo (7), o Vaticano realizará a canonização de Carlo Acutis, o adolescente italiano que conquistou o mundo com sua devoção, simplicidade e uso da internet para evangelizar. Conhecido como “padroeiro da internet”, Carlo será o primeiro santo da geração millennial — grupo que reúne os nascidos entre as décadas de 1980 e 1990.
Papa Leão XIV conduzirá a cerimônia, marcada para as 10h (5h no horário de Brasília). Essa é sua primeira canonização desde o início do pontificado, em maio deste ano.
O reconhecimento oficial da santidade de Carlo ocorre após cinco meses de espera. O evento estava inicialmente previsto para 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiado em razão da morte do papa Francisco.

Francisco foi um dos maiores incentivadores do processo de canonização de Carlo. Em diversas ocasiões, destacou o jovem como modelo para os adolescentes e jovens de todo o mundo.
“Não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. Seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos”, afirmou o papa Francisco.
Carlo Acutis é exemplo para a juventude
Nascido em Londres, em 1991, e criado em Milão, na Itália, Carlo unia hobbies comuns à sua geração, como videogames e criação de sites, com uma profunda devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora. Aos 7 anos, recebeu a primeira comunhão e, desde então, passou a participar da missa diariamente. Também se dedicava a ajudar os necessitados, distribuindo roupas e alimentos.

Na adolescência, usou seus conhecimentos em engenharia da computação para criar um site que reunia informações sobre milagres eucarísticos e aparições marianas reconhecidas pela Igreja.
Carlo morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, mas deixou uma marca tão forte que milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, beneficiadas por sua solidariedade, compareceram ao funeral.
Os milagres reconhecidos pela Igreja
A canonização de Carlo só foi possível após o reconhecimento de dois milagres atribuídos a ele:
- Primeiro milagre (2013 – Brasil): em Campo Grande (MS), o menino Matheus Vianna, de 3 anos, portador de uma doença congênita no pâncreas, foi curado sem explicação científica ao tocar uma relíquia do jovem. Esse episódio levou à beatificação de Carlo.
- Segundo milagre (2022 – Itália/Costa Rica): a jovem Valéria Valverde, da Costa Rica, sofreu um grave acidente de bicicleta em Florença. Sua mãe peregrinou até o túmulo de Carlo, em Assis, para rezar pela recuperação da filha. No mesmo dia, Valéria começou a respirar sem aparelhos e logo apresentou melhora surpreendente.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		