Coletores de lixo com livros, em frente à biblioteca
Foto: Reprodução/Nation

Um coletor de lixo chamado Serhat (32), de Ancara, capital da Turquia, sempre sonhou em ter uma biblioteca e, com isso, começou a reciclar livros que encontrava durante o trabalho. Aos poucos, colegas entraram no clima e começaram a também recuperar livros descartados. A quantidade de obras recolhidas foram suficientes para que o grupo construísse uma pequena biblioteca, inicialmente para uso interno dos coletores.

Os meses se passaram e mais obras foram recicladas e incorporadas ao acervo. Dessa forma, surgiu a ideia de criar uma biblioteca comunitária para o restante da população da cidade. O grupo entrou em contato com o prefeito de Ancara, pedindo autorização para levar os livros para um local de acesso comum de toda a comunidade.

A Prefeitura, apoiando o projeto, disponibilizou e adaptou a estrutura de uma antiga olaria que estava fechada há mais de 20 anos, para receber as centenas de livros arrecadados pelos coletores. Com a divulgação do projeto, dezenas de vizinhos passaram a doar livros, catálogos e revistas para contribuir com mais opções para a comunidade.

Juntos, o grupo arrecadou milhares de obras, e disponibilizaram para a comunidade (Foto: Reprodução/Nation)

Depois da inauguração, o projeto arrecadou mais de 6 mil livros catalogados com seções infantis, livros de pesquisa científica e muitos em outros idiomas, como inglês e francês. O local ainda conta com uma área de leitura, área infantil, espaços para jogos de tabuleiro e cafetaria.

Outras pessoas da cidade também contribuíram para o projeto (Foto: Reprodução/Nation)

[tdj-leia-tambem]