
Durante a madrugada desta quarta-feira (4), o presidente Donald Trump afirmou que ganhou a eleição, por direito. Além disso, informou que irá até a Suprema Corte dos Estados Unidos solicitar a parada da contagem dos votos e impedir uma suposta “fraude”.
Essa afirmação foi dada mesmo com Biden estando à frente nas projeções de delegados no colégio eleitoral. “De repente, eu disse: o que aconteceu com a eleição? … Eles sabiam que não podiam ganhar, então disseram, ‘vamos ao tribunal'”, declarou Trump.
“Queremos que a lei seja usada de maneira adequada, por isso iremos ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos. Queremos que todas as votações parem. “Não queremos que eles encontrem cédulas às quatro da manhã e as adicionem à lista”, continuou o republicano.
“Isso é uma fraude para o povo americano. Isso é uma vergonha para o nosso país. Estávamos nos preparando para vencer esta eleição. Por direito, vencemos esta eleição. Iremos para a Suprema Corte dos Estados Unidos. Queremos que todas as votações parem”, disse ainda.
No domingo (1º), uma reportagem do site Axios previu que Trump declararia sua vitória e contestaria os votos dos correios, que foi o que aconteceu. No entanto, na ocasião Trump disse que não o faria e Joe Biden, ao tomar conhecimento da manobra, disse que “Trump não irá roubar esta eleição”.
Desta forma, Biden também declarou que no caso de Trump realmente procurar impedir a contagem dos votos por meio da Suprema Corte, a equipe de advogados da campanha estará pronta para intervir.
Declaração adiantada
Em sua fala, mais cedo, Trump elencou os estados em que ele teve maioria de votos e agradeceu. Disse que venceria em outros estados, como a Pensilvânia, que ainda estão indefinidas. E então declarou sobre a possível fraude. Ele não detalhou quais seria seus argumentos para a ação na Suprema Corte.
“Milhões e milhões de pessoas votaram em mim. Mas um triste grupo está tentando tirar os direitos dessas pessoas. Estávamos nos preparando para uma grande festa. Vamos vencer tudo. Um recorde, números nunca vistos. Veja a Flórida, ganhamos por muito. Também está claro que ganhamos a Geórgia. Eles não podem nos alcançar”, afirmou o presidente.
Trump ainda comentou sobre o estado do Arizona, que não estava decidido. “E nós nem precisamos dele”, disse. Logo depois, foi anunciado que Biden venceu naquele estado.