Com o surgimento de novas tecnologias e recursos, essas inovações têm se integrado cada vez mais à rotina das pessoas. Na indústria do entretenimento, os streamings são um exemplo claro dessa mudança. Não faltam opções na hora de escolher um filme ou documentário para assistir. MAX, Prime Video, Netflix, Globoplay, Paramount+ e AppleTV+ são alguns dos principais aplicativos dessa área.
Os hábitos de vinte anos atrás não são necessariamente os mesmos dos dias de hoje. Essa transformação é o tema abordado ao longo deste texto. Vale a pena conferir!

O cinema está perdendo força?
Considerado a sétima arte, o cinema sempre atraiu multidões ao longo dos anos. Marcar com os amigos e os familiares para assistir ao lançamento de um filme era considerado um dos programas mais tradicionais de entretenimento. No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IndieWire – site especializado em crítica cinematográfica – no ano passado, o comportamento das pessoas está mudando.
A pesquisa mostra que duas em cada três pessoas entrevistadas preferem esperar que os filmes cheguem às plataformas de streaming para assisti-los, em vez de ir ao cinema. Entre os motivos dessa escolha, destacam-se o alto custo dos ingressos, somado às despesas com lanches após a sessão, e o fato de muitas pessoas preferirem o conforto de seus lares.
Vale mencionar que, atualmente, após os filmes saírem de cartaz, é comum que estejam disponíveis nos aplicativos de streaming em um curto período.
Destaca-se também que as plataformas de streamings estão totalmente inseridos no orçamento dos brasileiros. É o que aponta um levantamento realizado pela Serasa.
O estudo indica que 79% dos brasileiros possuem assinaturas desse tipo de plataforma, tendo ao menos dois streamings instalados, seja na televisão ou no celular. Além disso, revela que 70% dos entrevistados afirmam não frequentar mais o cinema.
Outros tempos
Como mencionado na introdução deste texto, a mudança no comportamento das pessoas é algo natural e comum ao longo dos anos. Um exemplo disso é a maneira que os torcedores acompanham e assistem os seus times em ação.
Atualmente, em um site de apostas de futebol, é possível assistir às transmissões ao vivo das partidas, permitindo que os usuários acompanhem os jogos em tempo real diretamente de suas plataformas, além de acessarem dados e estatísticas atualizadas. Com isso, não é mais necessário ficar sentado em frente à televisão e contratar pacotes de canais por assinatura, como era comum no passado recente.
Também tem se tornado cada vez mais comum que competições de grande repercussão sejam transmitidas via YouTube. No Brasil, um dos maiores sucessos nesse formato é a CazéTV. Desde 2022, com a Copa do Mundo da FIFA, o canal oferece conteúdos gratuitos na maior e principal plataforma de vídeos da atualidade.

Em uma sociedade cada vez mais acelerada, em que as pessoas estão sempre ocupadas, é interessante e importante ter ferramentas que permitam assistir a conteúdos independentemente do lugar.
Quem nunca aproveitou o tempo parado – seja no engarrafamento, no metrô ou na sala de espera de um consultório – para colocar em dia aquela série favorita ou ver o time do coração jogar?