
Após ter uma parada cardíaca, um homem de 71 anos foi socorrido por um drone em Trollhättan, na Suécia, fazendo os primeiros socorros, em 9 de dezembro. Os serviços de emergência do país começaram a usar o equipamento para ajudar os pacientes antes da chegada de uma ambulância ao local da emergência.
O idoso foi socorrido primeiramente por um médico chamado Mustafa Ali, que estava se dirigindo para o trabalho quando viu a vítima desmaiada. Ao verificar que o homem não tinha batimento cardíaco, o médico aplicou nele a técnica de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Ali recorreu ao serviço de emergência e, ao receber a ajuda, percebeu a mudança no atendimento: “Poucos minutos depois, vi algo voando acima da minha cabeça. Era um drone com um desfibrilador!”, relembrou, segundo a Everdrone, empresa que fornece os drones que ajudam em emergências médicas.
[tdj-leia-tambem]
A Everdrone afirma que essa foi a primeira vez que um drone ajudou a salvar a vida de um paciente que teve uma parada cardíaca súbita. “Não consigo expressar em palavras quanto sou grato a essa nova tecnologia e à entrega rápida do desfibrilador. Se não fosse pelo drone, eu provavelmente não estaria aqui”, disse o paciente, que se recuperou totalmente.
O serviço de drones pode atualmente ajudar 200 mil residentes na Suécia e deve se expandir por mais locais na Europa durante este ano.