Eclipse solar ocorre no fim da tarde de hoje
Eclipse solar ocorre no fim da tarde de hoje

Nesta terça-feira (2), o Chile e a Argentina terão a oportunidade de assistir um eclipse solar total. Já no Brasil, teremos a mesma chance apenas em 2045. Desta vez, vamos ver apenas a versão parcial do que acontecerá nos países vizinhos.

Mesmo assim, nem todos os estados brasileiros serão privilegiados, sendo visto apenas de 14 capitais. Além disso, o tempo precisa colaborar, sem muitas nuvens.

Em São Paulo, serão 32 minutos de eclipse com início previsto para as 17h, com pico às 17h29 e término às 17h31, com 26% do fenômeno a mostra.

LEIA TAMBÉM:

Selfies são cinco vezes mais letais do que ataques de tubarões, diz pesquisa

Letreiro em Amsterdã é reinstalado e protesta pela preservação da Amazônia

Nos países vizinhos

No Chile, em La Serena, a fase total será às 16h38 (horário de Brasília) neste dia 2 de julho. Os eclipses totais do Sol, apesar de acontecerem com certa frequência no planeta, não acontecem nos mesmos lugares.

Este eclipse não será o mais longo, em alguns casos eles podem chegar a 7 minutos de escuridão, mas, neste caso, ocorrerá em metade desse tempo. A faixa da terra com a versão engloba parte do Chile e da Argentina.

Quais cuidados na hora de assistir?

Os eclipses solares, parciais ou totais, não podem ser assistidos a olho nu. É importante utilizar um óculos especial, caso contrário, pode sofrer lesões permanentes na visão.

Não vale usar: óculos escuros, chapa de raio X e filme de câmera fotográfica analógica. Os óculos especiais são vendidos pela internet, mas tem outra opção: vidro “lente de soldador”, com coloração 14, encontrados com valor abaixo de R$ 10.

Com informações do G1.