
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma aliança formada por 30 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido e França. A organização foi criada em 1949, no período da chamada Guerra Fria, sob a liderança dos EUA em oposição à extinta União Soviética. Com o fim do bloco comunista em 1991, a Otan passou a atuar como uma aliança que zela pelos interesses econômicos dos membros.
Atualmente, a aliança tem papel importante na disputa entre Rússia e Ucrânia, já que mesmo que a Ucrânia não ser um membro da aliança, ela é um considerada um “país parceiro”. O governo de Vladimir Putin quer o afastamento da Otan de países do leste europeu e teme que a presença da organização na Ucrânia sirva de base para o lançamento de mísseis contra a Rússia.
[tdj-leia-tambem]
Nas últimas semanas, antes de a Rússia atacar a Ucrânia por terra, ar e mar, mais de 120 mil militares russos foram enviados para vários pontos da fronteira com a Ucrânia. Exercícios militares também foram feitos no Mar Báltico. Em contrapartida, a Otan enviou equipamentos militares para Ucrânia.
O tratado da Otan é composto por 14 artigos. Ao comentar a invasão da Ucrânia pela Rússia nesta quinta-feira (24), o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, citou o artigo 4, que diz “as Partes consultar-se-ão sempre que, na opinião de qualquer delas, estiver ameaçada a integridade territorial, a independência política ou a segurança de uma das Partes.”