
Davi Duarte e Romualdo Caldas são astrônomos amadores que vivem em Alagoas e recentemente ganharam destaque no site da Nasa, agência espacial norte-americana. Em uma foto registrada pelos rapazes com um telescópio de 12 polegadas no dia 6 de setembro, é possível ver Marte e parte da Lua.
Cinco dias depois da captação, a Nasa publicou a foto dos brasileiros no site da agência. A imagem mostra parte da Lua em primeiro plano e Marte menor, em tons alaranjados. Davi e Romualdo trabalham no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
De acordo com o site da agência espacial, a foto foi tirada durante a quarta ocultação lunar de Marte. O fenômeno ficou visível do planeta Terra em 2020 e deve ocorrer novamente apenas no dia 3 de outubro. Neste momento, a Lua estava a cerca de 400 mil quilômetros e Marte 180 vezes mais distante.
Sendo assim, os estudiosos brasileiros prepararam os equipamentos necessários com antecedência e conseguiram fazer a foto do momento em que o planeta vermelho surgia atrás do satélite natural.
As fotos escolhidas para ir para o site da Nasa pelos especialistas entre fotos encontradas na internet e também as que são enviadas para eles. Dessa forma a foto dos astrônomos alagoenses foi escolhida para ser publicada.
“A imagem é fruto de vários pequenos vídeos. Fizemos três imagens e submetemos para análise da Nasa e dias depois ela foi escolhida como a melhor foto do dia. Uma felicidade muito grande”, disse Davi Duarte.