Hoje faz 50 anos que o homem pisou na Lua pela primeira vez
Hoje faz 50 anos que o homem pisou na Lua pela primeira vez

No dia 20 de julho de 1969, o homem pisou na Lua pela primeira vez. Na época, o mundo parou à frente da televisão e milhões de pessoas assistiram ao marco histórico. Os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin foram os primeiros a pisar no solo lunar. 

Tudo começou, porém, no dia 16, com a decolagem da Apollo 11 da plataforma 39A do Kennedy Space Center, na Flórida, que pertence à NASA. A missão foi consequência de mais de três anos de Projeto Apollo e ainda mais tempo de Corrida Espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética.

O desbravamento do espaço — pelo menos daquilo que está relativamente perto da Terra — se deu rapidamente durante os anos 1960 e as duas potências mundiais disputavam o primeiro lugar em tudo.

Esta foi a maior e mais complexa de todas as explorações feitas pelo ser humano motivada pela disputa entre Estados Unidos e a então União Soviética, que largou na frente na briga e pousou a primeira sonda na Lua em 1966. No entanto, os norte-americanos do programa Apollo, da Nasa, fizeram mais, pisando na Lua três anos depois. Além dos dois países, apenas a China já conseguiu chegar até a Lua.

O lançamento aconteceu às 10h32 da manhã (horário de Brasília) do dia 16 de julho de 1969 e a viagem iria percorrer os cerca de 385 mil quilômetros entre a Terra e a Lua em quase cinco dias de viagem. Cerca de 1 milhão de pessoas assistiram à decolagem a olho nu nas rodovias e praias nos arredores do Kennedy Space Center.

LEIA MAIS

Grupo faz caminhada noturna na Serra do Japi para contemplar estrelas

Junho teve a maior temperatura já registrada para o mês no planeta

Pela TV, 33 países transmitiram o lançamento da Apollo 11 ao vivo reunindo cerca de 25 milhões de telespectadores apenas nos Estados Unidos. Outros meios, como o rádio, foram muito utilizados pelas pessoas para se informarem sobre a decolagem.

A Apollo 11, composta pelo módulo de comando Columbia e pelo módulo lunar Eagle, foi propulsionada para fora da atmosfera terrestre pelo foguete Saturno V, o maior e mais poderoso já construído, e em 9 minutos a Apollo 11 se separou do propulsor, orbitou a Terra uma vez e meia e partiu com seu próprio motor rumo à Lua. E chegou, naquele dia 20 de julho de 1969.

Doodle do Google

A Google caprichou em sua homenagem à chegada do homem à Lua e lançou um doodle que exibe uma animação estilizada dos detalhes do voo, a partir dos relatos de um dos astronautas da Apollo 11, Mike Collins.

Ele conta, por exemplo, que na região entre a Terra e a Lua a Apollo 11 precisou realizar uma manobra conhecida por “rolo de churrasco”, para girar a cápsula como em um espeto, com o objetivo de regular as temperaturas. As limitações dos equipamentos são destacadas na emocionante narrativa.

“Atrás da Lua, estava completamente sozinho, mas não solitário. Se fossemos contar, haviam três bilhões de pessoas de um lado e mais duas pessoas dos outro. Eu estava muito confortável ali atrás”, lembra Collins.

Confira:

Com informações do Terrra e do TecMundo.