Furacão Idalia atinge solo na Flórida
Foto: Administração Oceânica e Atmosférica Nacional

Nesta quarta-feira (30), por volta das 9h [horário de Brasília], o furacão Idalia atingiu a costa perto de Keaton Beach, em Big Bend, na Flórida. O fenômeno natural chegou como uma tempestade de categoria 3, considerada “extremamente perigosa”, com ventos máximos sustentados de 190 km/h e rajadas ainda mais altas. As informações são do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). De acordo com órgãos especialistas, essa é a tempestade mais forte a atingir a região em mais de 125 anos.

Cedar Key, na costa do Golfo da Flórida, ainda enfrenta uma tempestade de 2,5 a 2,7 metros, com as águas subindo rapidamente. A onda deve continuar subindo nas próximas horas na região de Big Bend, conforme os ventos contrários empurram o nível da água para cima e a maré normal também sobe.

Ainda de acordo com a NHC, os níveis da água estão quase 2 metros acima das marés normais mais altas. Esse registro supera o recorde do furacão Hermine, em 2016, com níveis em 1,83m.

Os medidores de maré são escassos na Costa do Golfo da Flórida, mas os níveis de água mais altos já registrados estão ocorrendo em Baía de Tampa, Clearwater e Cedar Key. Isso indica uma tempestade recorde acontecendo em toda a região.

Se preparando para mais

A prefeita de Tampa, Jane Castor, alertou os moradores para não baixarem a guarda. Há mais inundações esperadas esta tarde, com a chegada do furacão Idalia. “Tivemos alguns danos causados ​​pelos ventos, árvores derrubadas, galhos, esse tipo de coisa. Mas o que nos preocupa principalmente é o mesmo que Crystal River está enfrentado agora. A maré está subindo. Esperamos que a maré alta seja entre 13h e 14h [horário de Brasília], e isso é vai trazer vários metros adicionais de água. As inundações que estamos enfrentando agora não são nada comparadas com o que veremos dentro de algumas horas”, disse a prefeita à CNN.

As companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram mais de 850 voos hoje, após o furacão Idalia atingir a região de Big Bend. Além disso, cerca de 795 voos também sofreram atrasos. Os aeroportos de Tampa, Clearwater e Tallahassee encerraram as operações e monitoraram o estado da tempestade.

Idalia é o terceiro furacão a atingir a Flórida nos últimos doze meses. Ele chega após o furacão Ian, em setembro de 2022, e do furacão Nicole, em outubro de 2022.

[tdj-leia-tambem]