
A partir desta segunda-feira (1º), a lei que legaliza a maconha na Alemanha entra em vigor. Agora, alemães com mais de 18 anos podem portar 25 gramas de cannabis seca e cultivar até três plantas de maconha em casa. Desde 2017, o país já autorizava o produto para uso medicinal.
Essa nova lei torna o maior país da Europa como novo epicentro do debate sobre a maconha. Em 2021 e 2023, Malta e Luxemburgo também legalizaram o uso recreativo. A entrada em vigor da nova lei alemã acontece enquanto a Holanda debate intensificar o combate às drogas, esperando parar o “turismo de cannabis”
Comemoração na Alemanha
À meia-noite desta segunda-feira (1º), alemães comemoraram a legalização da maconha diante do Portão Brandemburgo de Berlim. No ano passado, a polícia denunciou 180 mil casos de porte ilegal de maconha, um número que deve cair radicalmente a partir de agora.
No entanto, esta é apenas a primeira etapa do processo de legalização. Em 1º de julho, os alemães poderão comprar maconha legalmente em “clubes de cannabis” criados pelo país. O governo desenha regas estritas. Por exemplo, cada um desses clubes terá no máximo 500 membros e cada pessoa poderá ter até 50 gramas de maconha por mês.
A diferença de datas abriu um debate sobre o que ocorreria se autoridades questionarem onde a pessoa comprou o produto. Dessa forma, a lei permite que o consumidor permaneça em silêncio diante questionamento da polícia.
[tdj-leia-tambem]