Mais de 200 brasileiros deixam Israel em primeiro voo de resgate
Foto: Reprodução/GloboNews

O primeiro voo com brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv nesta terça-feira (10). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a aeronave com 211 passageiros levantou voo às 20h12 no horário local (14h12 no horário de Brasília).

Agora, o avião fará um voo direto, sem escalas, e deve pousar em Brasília às 4h desta quarta (11). Segundo o Itamaraty, mais cinco voos devem acontecer até o próximo domingo (15).

O governo brasileiro priorizou o resgate de famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores monitora se brasileiros com passagem comprada estão conseguindo embarcar nos voos comerciais para sair de Israel.

De acordo com o cronograma, a FAB realizará partidas diárias a partir de Tel Aviv, de terça a sábado (14) – sempre, às 18h no horário local (12h em Brasília). Confira a previsão de cada voo:

  • Terça-feira (10): avião KC-30, com até 210 passageiros. Voo sem escalas e pouso à 1h de quarta-feira (11) em Brasília.
  • Quarta-feira (11): avião KC-30, com até 210 passageiros. Voo sem escalas e pouso às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
  • Quinta-feira (12): avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife. Depois, desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).
  • Sexta-feira (13): avião KC-30, com até 210 passageiros. Voo sem escalas e pouso às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
  • Sábado (14): avião KC-30, com até 210 passageiros. Voo sem escalas e pouso às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

Resgate pelo Egito

Nesta terça-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores informou que aguarda autorização para poder repatriar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, pelo Egito. O Chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramalá (Cisjordânia), o embaixador Alessandro Candeiras, afirmou que já alugou um ônibus para levar esse grupo de brasileiros da Faixa de Gaza à fronteira sul da região.