Mulher dá à luz em avião que levava equipe médica
Foto: Reprodução/Hawaii Pacific Health/GNN

A experiência de um parto de emergência já é preocupante, agora inclua o fato de que a mãe não sabe da gravidez, e que ela está em um avião, no ar, na hora do parto. A preocupação é multiplicada por três e essa foi a experiência de Lavinia Mounga.

A jovem estava no voo que saiu de Salt Lake City com destino a Honolulu, no Havaí, com sua família, e não fazia ideia de que havia mais um passageiro com eles. “Eu simplesmente não sabia que estava grávida, e o Raymond (o bebê) veio do nada”, comentou Lavinia.

No meio da viagem, a equipe aérea anunciou que precisavam de um médico para atender uma emergência. Para a surpresa e alívio da família de Lavinia, não só um médico, chamado Dale Glenn, estava abordo, mas também uma equipe de três enfermeiras neonatais, Lani Bamfield, Amanda Beeding, and Mimi Ho.

Todos os profissionais atuam juntos em um hospital chamado Missouri’s North Kansas City. Assim, que ficaram sabendo da mãe, que estava grávida de 29 semanas, em um parto de emergência e além de tudo, prematuro, se prontificaram a auxiliar.

‘Se vira nos 30’

Sem o equipamento necessário para o parto, Dr. Glenn e as enfermeiras precisaram usar a criatividade com o que tinham a bordo, para manter o bebê Raymond seguro durante as três horas restantes até o pouso do avião. Usando experiências que adquiriu em um treinamento em meio à selva, os profissionais conseguiram manter a criança segura utilizando cadarços de sapato, garrafas de água quentes e um monitor cardíaco de um Apple Watch.

“Eu não sei como uma paciente pode ter tanta sorte de ter três enfermeiras intensivistas de cuidado neonatal a bordo do mesmo avião em que ela está passando por um parto de emergência, mas essa foi a situação aqui”, comentou Dr. Glenn. “Essa é a coisa boa do trabalho em equipe. Todo mundo se uniu e ajudou”.

Após o pouso do avião, mãe e filho foram cobertos por protetores términos e encaminhados Centro Médico para Mulheres e Crianças Kapiolani, no Havaí. O hospital divulgou que, após ser colocado em tratamento intensivo, o bebê está bem.

Agora, com o nascimento inesperado, a irmã de Lavinia organizou uma vaquinha online pelo site GoFundMe para arrecadar dinheiro e comprar as coisas para o pequeno Raymond.

[tdj-leia-tambem]