
O Papa Leão XIV afirmou na quarta-feira (24) que fechar os olhos para os pobres e estrangeiros significa rejeitar a própria mensagem cristã. A declaração marcou sua primeira Missa do Galo como pontífice, celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Mensagem do Natal e crítica ao mundo atual
Ao recordar o nascimento de Jesus em um estábulo, por não haver lugar na hospedaria, o papa destacou que o episódio deve inspirar atitudes concretas de acolhimento. Ele alertou para os efeitos de uma sociedade marcada pela ganância e por modelos econômicos que reduzem pessoas a mercadorias, em contraste com a dignidade humana defendida pelo cristianismo.
Celebração reúne milhares no Vaticano
A missa reuniu cerca de 6 mil fiéis dentro da basílica e outras milhares de pessoas na Praça de São Pedro, que acompanharam a celebração mesmo sob chuva. Antes do início da cerimônia, o papa agradeceu a presença do público que enfrentou o mau tempo.
Assista a seguir:
Programação segue com Urbi et Orbi
Escolhido em 8 de maio para suceder o papa Francisco, Leão 14 segue a programação natalina nesta quinta-feira (25), quando celebra a missa de Natal e faz a tradicional bênção Urbi et Orbi, dirigida à cidade de Roma e ao mundo.