Quatro anos depois do último registro de casos, a poliomielite foi oficialmente erradicada da África. Na terça-feira (25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o continente está isento do “poliovírus selvagem”, que é o que causa a doença.

De acordo com a organização, mais de 1,8 milhão de crianças foram salvas da poliomielite, graças à mobilização dos governos, comunidades e profissionais da saúde.

[tdj-leia-tambem]

O evento para o anúncio oficial, por videoconferência, reuniu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a diretora da organização para a África, Matshidiso Moeti, e contou com a participação de bilionários filantropos como Aliko Dangote e Bill Gates, entre outros.

O doutor Tunjui Funshuo, do comitê Pólio Nigéria da associação Rotary International, dedicou sua vida pela causa e comemorou a notícia. “Há mais de 30 anos começamos este desafio. Dizer que estou feliz é um eufemismo!”

A poliomielite é provocada pelo “poliovírus selvagem” (PVS) e é infecciosa e contagiosa, afetando principalmente as crianças. A doença ataca a medula espinhal e pode provocar uma paralisia irreversível.