Cientistas anunciaram a descoberta de um embrião de dinossauro preservado que se preparava para sair do ovo. Ele foi encontrado em Ganzhou, no sul da China, e os pesquisadores estimam que tenha pelo menos 66 milhões de anos. Acredita-se que seja um dinossauro terópode desdentado, ou oviraptorossauro, e foi batizado de Baby Yingliang.
A descoberta também deu aos pesquisadores uma maior compreensão da ligação entre os dinossauros e os pássaros modernos. O fóssil mostra que o embrião estava em uma posição enrolada, que é um comportamento visto em pássaros pouco antes de eclodirem. “Isso indica que esse comportamento nos pássaros modernos se originou e evoluiu primeiro entre seus ancestrais dinossauros”, disse o pesquisador Fion Waisum Ma à agência de notícias AFP.
[tdj-leia-tambem]
O paleontólogo Steve Brusatte, que também fez parte da equipe de pesquisa, tuitou que era “um dos fósseis de dinossauros mais impressionantes” que ele já tinha visto e que o embrião estava prestes a eclodir.
O Baby Yingliang mede 27 cm de comprimento da cabeça à cauda e repousa dentro de um ovo de 17 cm de comprimento no Museu de História Natural da Pedra de Yingliang, na China.
Parte do corpo do dinossauro ainda está coberto por rochas e os pesquisadores usarão técnicas de varredura avançadas para criar uma imagem de seu esqueleto completo.