
Então é Natal, e começou a extensa jornada do nosso Papai Noel para entregar todos os presentes dos pequenos que foram bonzinhos esse ano. Em seu trenó puxado pelas queridas renas, o bom velhinho sobrevoa o mundo todo para entregar todos os pacotes.
Mas você sabia que tem como acompanhá-lo nessa jornada? O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, sigla em inglês) criou um sistema de rastreamento do Papai Noel no mundo todo.
O Norad é o órgão responsável pela proteção do espaço aéreo dos Estados Unidos e do Canadá. O sistema de rastreamento foi ativado às 8h da manhã dessa Véspera de Natal (horário de Brasília). Assim, você pode seguir a jornada de entrega de presentes do Papai Noel ao vivo, ao redor do mundo.
De acordo com o comunicado divulgado pelo Norad, o rastreio do Noel pode ser acessado pela Alexa da Amazon, pelo OnStar e pelo mecanismo de buscas Bing. O sistema é ativado todos os anos, e esse é o 66º consecutivo de rastreio do Papai Noel feito pela Norad.
Sem querer
Ainda de acordo com a organização, o serviço existe por causa de um acidente. Em 1955, um anúncio de jornal anunciou que as crianças poderiam ligar para o Papai Noel, mas informaram incorretamente o número de telefone.
“Ao invés de ligar para o Papai Noel, o telefone tocou para o comandante da tripulação em serviço, coronel da Força Aérea dos EUA, Harry Shoup, no Centro de Operações do Comando de Defesa Aérea Continental, o predecessor da organização Norad”, conta a Norad. “O coronel Shoup percebeu rapidamente que um erro havia sido cometido e garantiu às crianças que ele era o Papai Noel”.
Assim, a tradição começou e continuou desde a criação da Norad, em 1958. Segundo a organização, milhões de famílias utilizam o serviço todos os anos.
Clique aqui e confira a passagem do Papai Noel.
[tdj-leia-tambem]