A superlua acontece quando a Lua está em sua fase cheia
Foto: Canva

Nesta segunda-feira (19), o céu estará especialmente deslumbrante com a presença da superlua azul, que poderá ser vista de qualquer lugar do Brasil. O fenômeno ocorre quando a fase cheia da Lua coincide com o perigeu, o ponto em que ela está mais próxima da Terra, fazendo com que o satélite pareça maior e mais brilhante no céu.

A superlua azul ocorre aproximadamente a cada dois anos e, nesta segunda-feira, a Lua deverá surgir no céu a partir das 15h25, mas a melhor visualização acontecerá ao anoitecer. Para observar o fenômeno, não será necessário qualquer equipamento específico. A olho nu, ela já aparecerá imponente e brilhante no horizonte. No entanto, especialistas recomendam que a observação seja feita em locais com pouca nebulosidade para garantir uma visão mais nítida.

Conheça os diferentes tipos de superlua

Além da superlua azul, existem outros “apelidos” para a Lua cheia, que variam conforme as tradições e fenômenos naturais. A seguir, entenda o que representam os diferentes nomes atribuídos ao nosso satélite natural.

Lua Azul

Atualmente, o termo “Lua Azul”, que também pode ser usado para a superlua, é usado para descrever a segunda Lua cheia que ocorre dentro de um mesmo mês, um fenômeno que acontece aproximadamente a cada dois anos. No entanto, no passado, a Lua realmente adquiriu uma coloração azulada em duas ocasiões específicas: em 1883 e em 1951.

A primeira ocorreu após a erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, cujas cinzas expelidas alteraram a coloração da Lua. Já a segunda aconteceu devido a grandes incêndios florestais no oeste do Canadá, que espalharam fumaça por toda a América do Norte, dando à Lua uma tonalidade azul.

Lua Rosa

Apesar do nome, a Lua Rosa não sofre alteração em sua cor. O nome deriva das tradições dos povos nativos dos Estados Unidos. Em abril, durante a chegada da primavera, uma flor rosa chamada Phlox stolonifera desabrocha, dando origem à nomenclatura. No calendário cristão, esta é a Lua Pascal, a partir da qual se calcula a data da Páscoa.

Lua de Morango

Em junho, a Lua cheia é chamada de Lua de Morango devido às tradições das tribos indígenas dos Estados Unidos, que realizavam a colheita dessa fruta durante essa época do ano.

Lua dos Cervos

No Hemisfério Norte, a Lua cheia de julho é conhecida como Lua dos Cervos, pois é nesse período que a galhada dos cervos volta a crescer, marcando a troca anual de chifres dos machos.

Lua de Esturjão

A Lua cheia de agosto é chamada de Lua de Esturjão em referência a um peixe valioso encontrado nos Grandes Lagos da América do Norte. Esse peixe é muito valorizado pela extração de suas ovas, usadas para a produção de caviar.

Lua de Sangue

A Lua de Sangue ocorre durante um eclipse lunar total, quando a Lua adquire uma coloração avermelhada. Esse efeito acontece devido à atmosfera da Terra, que filtra a luz do Sol e projeta essa tonalidade sobre a Lua.

[tdj-leia-tambem]