Ônibus com adesivação da Viação Cometa nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Quatro Rodas

Imagine estar viajando pelos Estados Unidos e de repente se deparar com um ônibus da Viação Cometa de São Paulo, passeando pela Carolina do Norte! O mineiro Ailson Cesar Ferreira teve essa “sorte” enquanto dava uma pausa em sua viagem de volta para Mount Vernon, em Nova York, onde mora atualmente.

Ailson compartilhou o achado no Facebook, que chamou a atenção de entusiastas da “busologia” brasileira, que se uniu para descobrir se havia realmente a possibilidade de um ônibus da empresa paulista ter subido até o hemisfério norte.

Vídeo publicado no facebook, por ailson cesar ferreira

Assim, acabaram descobrindo que a carroceria Volvo encontrada em Lumberton está registrada pela empresa Genesis Turismo LLC, que é sediada em Phoenix, capital do Arizona, nos Estados Unidos. O nome social da empresa é, na verdade, JC Lomer, título que estampa outros veículos da frota.

Além disso, descobriu-se que a JC Lomer é especializada em rotas de lazer para os EUA, e leva turistas a lugares famosos, outlets e outros serviços, em estados como Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama, Geórgia e Carolinas do Sul e Norte, onde um dos veículos estampados com a marca da Cometa foi avistado.

[tdj-leia-tambem]

Inspirado?

De acordo com a matéria oficial, publicada pelo portal ‘Quatro Rodas’, os busólogos do grupo “Ônibus, Minha Segunda Casa” descobriram que a JC Lomer existe há um década e tem 11 veículos. O administrador das redes sociais da empresa alegou que a identidade do ônibus visto por Ailson teria sido copiada da Cometa por seu “desenho e criatividade excelentes, que encheram-nos de prazer ao colocá-los em nossa frota”.

Foto: Reprodução/Quatro Rodas/Facebook

A equipe do Quatro Rodas entrou em contato com o Grupo JCA, que é dono da verdadeira Viação Cometa, que em resposta afirmou não ter conhecimento prévio do plágio. No entanto, a empresa paulista levou a “homenagem” com bom humor e não citou nenhuma possibilidade de processos ou notificação judiciais. Além disso, mencionaram que o layout usado pela empresa estadunidense é de 2001, e a Cometa não a utiliza mais.