
Recentemente, um caso assustador viralizou nas redes sociais após um vídeo ser compartilhado e mostrar um suposto cadáver se levantando da maca em um necrotério. As imagens das câmeras de segurança rapidamente começaram a circular pelo mundo inteiro.
Na filmagem, é possível observar o momento em que um homem começa a se mexer em cima da maca e tira um dos braços para fora do lençol. Depois, ele começa a observar tudo, como se quisesse saber o que estava acontecendo ou onde estava. O suposto cadáver fica alguns minutos olhando o local, até que se decide levantar da maca. As imagens teriam sido feitas pela câmera de segurança do necrotério da cidade de Tver, na Rússia.
[tdj-leia-tambem]
Veja o vídeo:
Fato ou Boato?
Após esse vídeo viralizar, pessoas no Brasil começaram a compartilhar as imagens acompanhadas de uma fake news. Nessas mensagens, pessoas diziam que o caso aconteceu no Pará, e que o “morto” era um homem dado como morto devido à Covid-19.
“Segunda-feira, 24/1/2022, Hospital de Parauapebas, no Pará, homem é dado [como] morto por Covid-19, mas ressuscita cinco horas depois”.
No entanto, a Prefeitura de Parauapebas esclareceu a informação é falsa e que o vídeo não foi registrado nas instalações do hospital municipal.
Além disso, de acordo com apuração do g1, um médico forense russo chamado Eduardo Tumanov desmentiu o caso bizarro. Em sua página no Facebook, ele contou que as imagens são de um filme, que gravaram no necrotério onde ele trabalha.
“Na verdade, este é um vídeo encenado, feito por cineastas. Filmei no verão, na nossa base. A sala de secções em si está fechada há 5 anos. Por que é que divulgaram este vídeo para a internet? Quem sabe. Talvez para promover a minha ‘obra-prima do cinema'”, afirmou.
Em uma reportagem do canal tvernews.ru, os jornalistas mostraram que o vídeo que viralizou faz parte da divulgação de um filme de comédia. Na obra, um gângster decide mudar de vida e abrir uma confeitaria para assar cupcakes. Depois que ele declara seu desejo, ele é morto, mas ressuscita.