
Hoje Jundiaí completa 365 anos e temos muitos motivos para comemorar. Somos a melhor cidade do estado em qualidade de vida. Estamos em segundo lugar no ranking das melhores cidades do país e em primeiro lugar no ranking de desenvolvimento sustentável. Somos uma das dez melhores cidades do país em saneamento. O mérito é do contribuinte e das gestões comprometidas com o desenvolvimento aliado à sustentabilidade. Mas a cidade é dinâmica e sempre temos novos desafios pela frente.
Nossa excelente colocação nos rankings nacionais, somada à nossa localização geográfica privilegiada, tem atraído novos moradores que buscam qualidade de vida para suas famílias. E este crescimento populacional deve vir acompanhado de infraestrutura: adequações nas vias para melhorar a mobilidade, disponibilidade de escolas e de equipamentos de saúde, investimentos em abastecimento de água e saneamento são alguns exemplos.
O crescimento da cidade também transforma os bairros, principalmente aqueles afastados da região central, que têm apresentado uma grande expansão nos últimos anos. Por isso é importante pensarmos em um plano diretor individualizado para cada região, para avaliarmos as necessidades específicas de cada bairro e podermos levar qualidade de vida aos que lá vivem.
[tdj-leia-tambem]
Com a vinda de novos habitantes, os novos empreendimentos também surgem para acompanhar a demanda. É um ponto de atenção e também uma oportunidade de desenvolvimento, já que grandes obras podem contribuir com contrapartidas importantes para o entorno.
Mas estas contrapartidas não são suficientes para resolver por completo os impactos do crescimento. O desenvolvimento da cidade depende também dos governos estadual e federal, já que é de lá que vem grande parte dos recursos. Por isso é importante termos representantes da região na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal como uma maneira de termos voz e visibilidade.
Qual Jundiaí queremos para as futuras gerações? As ações de hoje influenciam os rumos da nossa cidade nas próximas décadas, e planejar nosso desenvolvimento é um desafio para esta e para as próximas gestões, com o olhar em uma Jundiaí melhor e mais justa para todos.

Por Gustavo Martinelli, vice-prefeito de Jundiaí.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.