Geração de empregos: solução nas micro e pequenas empresas
Connect with us

Opinião

Geração de empregos: solução nas micro e pequenas empresas

Artigo por Miguel Haddad

Published

on

Atualizado há

Foto: Agência Brasília

Nosso país é historicamente reconhecido tanto por seu potencial quanto por não conseguir tirar bom proveito de suas riquezas naturais, ao preservar o meio ambiente, e da sua unidade nacional, vantagens que poderiam proporcionar aos brasileiros acesso a uma qualidade de vida semelhante a dos países desenvolvidos.

Ao invés disso o que vemos é a maioria da população lutando para conseguir o mínimo que garanta o seu sustento quando não sofrendo as agruras da miséria e da fome. 

Para atender os brasileiros que vivem no que os técnicos denominam de insegurança alimentar, não há outra solução senão a assistência social, proporcionada pelo sistema de bolsas que permite atender, com a urgência requerida, as necessidades mínimas de uma parcela considerável dos destituídos, sem, todavia, contribuir de fato para um dar um fim definitivo a essa mazela nacional.

O diagnóstico das razões estruturais que levam nosso país a essa condição mostra que, no longo prazo, duas medidas são essenciais para avançarmos: educação e saneamento básico. Jundiaí, nesse sentido, é um exemplo. Foi o seu olhar voltado para o futuro, investindo nesse binômio décadas atrás, que permitiu à nossa cidade ser hoje a terceira cidade do estado, excluindo a chamada Grande São Paulo, em PIB per capita.

Se temos aí – vamos dizer – o caminho das pedras para erradicar a miséria, falta ainda dar o passo seguinte para fazer avançar a nossa economia: aumentar, de forma sustentada, a oferta de emprego. A boa notícia é que o avanço do acesso às novas tecnologias possibilita hoje um dinamismo anteriormente sequer sonhado ao setor do mercado que mais gera emprego, as pequenas e micro empresas, responsáveis, segundo o último levantamento do Sebrae (Revista Exame 22/1/22) por 7 em cada 10 empregos gerados no País.

Na retomada da economia pós-Covid, as micro e pequenas empresas – MPE, como são chamadas, no jargão dos economistas – saíram na frente, gerando, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), 961,9 mil vagas de emprego (72,1% do total), e as médias e grandes 279,8 mil (21%).

O chamado Novo Empreendedorismo, que viabiliza o acesso de pequenos negócios, geralmente familiares e nas comunidades, é hoje um dos setores mais dinâmicos e promissores da economia nacional.

O poder público faz bem ao implementar o auxílio do sistema de bolsas para assistir a urgência daqueles que, de outra maneira, não teriam como por comida na mesa. E faria igualmente bem ao estimular – eliminando o excesso de burocracia e sendo parceiro do avanço desses novos rumos da livre iniciativa – o dinamismo das MPE, tornando com isso o mercado uma força cada vez mais inclusiva.

Artigo por Miguel Haddad

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

Os avanços dos Robôs e as IAs

Artigo por Vlamir Ienne CEO do Grupo iv2.

Published

on

Os avanços dos Robôs e as IAs
Imagem gerada por IA / playground ai image

Quando paramos para olhar a evolução que chegamos com a Tecnologia em um tempo tão curto, chega a dar um certo medo do futuro e onde poderemos chegar. Nesta semana a OpenAI em parceria com a empresa Figure, que cria robôs humanóides com muita inteligência, revelou o novo Figure 01, este robô redefine os limites da interação humano-robô. O Figura…

Continue Reading

Opinião

A economia em crescimento anula as pressões da demanda. Restringir a expansão é um equivoco

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Published

on

Imagem representando economia brasileira
Foto: Canva

Os problemas econômicos fundamentais são os grandes desafios das economias e os sistemas de organização social da produção, são definidos para tentar solucionar entre as diversas possibilidades, o que e quanto produzir como tentativa de evitar os desperdícios de recursos, relativos em economias de livre mercado. Outros obstáculos que em economias planificadas são mais fáceis de resolver é a escolha…

Continue Reading

Opinião

Até respirar ficou difícil: queimadas, eleições e o desequilíbrio do clima

Artigo escrito por Miguel Haddad

Published

on

Queimadas em área de mata
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até o início de setembro foram registrados 159.411 focos de incêndio no país, um aumento de 100% em relação ao mesmo período em 2023. Este cenário trouxe consequências devastadoras: 60% do território brasileiro está coberto por fumaça, afetando diretamente a qualidade do ar e a saúde da população. A seca, que ameaça…

Continue Reading

Opinião

É prioritário substituir os ônus da produção pelos bônus do progresso

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Published

on

Foto: Divulgação/ CIESP

O estudo “Custo Brasil na Indústria de Transformação 2008/2022”, realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, divulgado em agosto último, diagnostica com precisão os ônus que colocam as empresas nacionais em desvantagem na concorrência com as de outros países, tanto no comércio exterior quanto no nosso próprio mercado interno. São problemas muito prejudiciais para toda a economia.…

Continue Reading

Opinião

Um novo tempo para eleições: a revolução da IA no cenário político

Artigo por Elton Monteiro, empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA

Published

on

Elton Monteiro, especialista em IA
Foto: Arquivo Pessoal

Estamos entrando em uma nova era para as eleições, impulsionada pela ascensão da Inteligência Artificial (IA). As eleições atuais e as que estão por vir já demonstram sinais dessa transformação. A IA está mudando a forma como campanhas políticas são conduzidas, oferecendo novas ferramentas para análise de tendências e dados, mas também apresentando desafios éticos e práticos que nunca enfrentamos…

Continue Reading
Advertisement