Os avanços dos Robôs e as IAs
Imagem gerada por IA / playground ai image

Quando paramos para olhar a evolução que chegamos com a Tecnologia em um tempo tão curto, chega a dar um certo medo do futuro e onde poderemos chegar. Nesta semana a OpenAI em parceria com a empresa Figure, que cria robôs humanóides com muita inteligência, revelou o novo Figure 01, este robô redefine os limites da interação humano-robô. O Figura 01, um notável robô humanóide, ganhou destaque apresentando uma fusão de raciocínio de fala-para-fala, e ações físicas extremamente rápidas que antes não eram vistas.

Na interação humano-robô do vídeo da demonstração, o técnico simula uma conversa de amigos, como se os dois tivessem em uma cozinha, e em certo momento, pergunta ao robô:

-Quais destas opções que estão na mesa eu posso comer? O robô responde que a maça seria a única opção comestível.

Isto mostra que poderemos ter muitas novas aplicações com esta era dos robôs inteligentes. Agora eles podem ver, conversar e executar tarefas facilmente.

A NVIDIA, uma das maiores empresas do mundo na fabricação de chips para IAs, anunciou em sua conferência de desenvolvedores em San Jose – EUA, o Projeto GR00T, que é um modelo básico para robôs humanóides, a idéia é de padronizar o futuro das criações destes robôs.

Como um “modelo básico de uso geral para robôs humanóides”, o GR00T pretende fornecer um ponto de partida para robôs humanóides específicos realizarem tarefas específicas. É uma forma de padronizar o futuro que está sendo construindo, e quem sai na frente, pode impor certos modelos ao mercado.

“Construir modelos básicos para robôs humanóides em geral é um dos problemas mais interessantes para resolver na IA hoje”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.

Falando em desenvoltura e habilidades nas movimentações, temos o robô da Boston Dynamics, que tem a capacidade de se movimentar quase tão perfeita quanto um humano. Na apresentação dele ao público, ele mostrou seu dotes ao ritmo da música “Do you love me?”. Com certeza ele deixa no chinelo muitos humanos, se comparar comigo, ele está anos-luz à frente.

Vlamir Ienne é CEO do Grupo iv2 | LinkedIn Top Voice | AI Expert | Digital Creator | Palestrante MBA pela FGV em Tecnologia e Gestão Negócios. Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.