
O Senac Jundiaí realizou a entrega do Plano de Ação – Destinos Turísticos Inteligentes, um programa de capacitação e assessoria direcionado para um grupo de empresários e gestores públicos das 10 cidades que pertencem ao Circuito das Frutas: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
O Plano de Ação soma 126 horas de encontros remotos e presenciais e conta com conceitos, estudos, diagnóstico e o desenvolvimento de projetos de turismo para a região. A ação educacional quer analisar o cenário da região com relação aos indicadores do Sistema Autodiagnostico DTI (Destino Turístico Inteligente) do Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas da cidade de Valencia – Espanha.
O sistema se pauta em pilares como governança, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade e inovação. Assim, o grupo do Circuito das Frutas decidiu desenvolver projetos regionais que pudessem atender aos indicadores das 10 cidades, resultando em 14 projetos no Plano de Ação que foi entregue.
[tdj-leia-tambem]
Estudo sobre turismo
O Senac São Paulo iniciou os estudos e intercâmbios em 2017 e em 2018 realizou o estudo denominado de “Diagnóstico del potencial de creación de destinos turísticos inteligentes – DTI´s em el Estado de São Paulo, Brasil”. Entre os objetivos estão: entender as condições da prática do turismo no município, reconhecendo suas fragilidades e potencialidades, e compreender os aspectos pontuais que devem ser melhorados para que a localidade se candidate a ser um destino turístico inteligente.
De acordo com a Sociedade Mercantil Estadual de Gestão de Inovação e Tecnologias Turísticas (Segittur), um destino turístico inteligente é “um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes”.
“O processo de desenvolvimento e implementação dos projetos é de médio a longo prazo. O Senac é o parceiro para contribuir para que o Circuito das Frutas tenha um lugar de destaque no cenário nacional”, afirma Mauro de Nardi Costa, gerente do Senac Jundiaí.