
Na manhã desta terça-feira (27), o Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas e representantes da região se reuniram virtualmente e aprovaram a contratação de um serviço que fará a medição mensal do fluxo de turistas pelas dez cidades que compõem o Circuito das Frutas. São elas: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
“Um serviço como esse sem dúvida representa um avanço, já que, ao entendermos esse fluxo de turistas, passamos a justificar nosso investimento em políticas públicas para essa área, assim como direcionar de uma forma mais inteligente nossos recursos”, declara o prefeito de Jundiaí e presidente do Conselho do Circuito, Luiz Fernando Machado.
“O turismo é um setor importante para nossa economia, gerando emprego, renda e riquezas para pessoas e empresas”, afirmou Luiz Fernando.

Agora, o conselho abrirá uma licitação para a contratação de uma empresa que ficará responsável pela realização do monitoramento e medição turística.
A reunião também aprovou a contratação de uma assessoria jurídica e discutiu o investimento em ciclorrotas que passam por todas as cidades do Circuito das Frutas. Além disso, foi apresentada a primeira versão do novo site do Circuito das Frutas, que está em fase de testes. O portal contará com serviços como o cadastro dos locais que oferecem alimentação e experiências turísticas.
Dados importantes
De acordo com a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, o serviço irá permitir que as cidades do Circuito entendam quem são os turistas, quais os destinos mais procurados, tempo médio de estadia em hotéis e suas origens.
“A mensuração de fluxo turístico promovida por esta proposta irá levar o Circuito das Frutas a um novo patamar em termos de planejamento. Conhecer o volume de pessoas que circula na região fará com que tenhamos a dimensão exata do que o turismo significa para todos os municípios. É o primeiro passo – e um dos mais importantes – para que nos tornemos um destino turístico inteligente, dentro dos padrões internacionais de competitividade”, explica Marcela.
Atualmente, o Circuito conta com a medição desse fluxo, mas em formato menos inovador, com uma projeção feita a partir da passagem de turistas pelos empreendimentos turísticos e meios de hospedagem, como explica a diretora de Turismo de Jundiaí.
[tdj-leia-tambem]