
A CPTM anunciou que, a partir do dia 8 de agosto, serão retomadas as tradicionais viagens do Expresso Turístico, e Paranapiacaba, no meio da Serra do Mar em Santo André, será o primeiro destino. As viagens estavam suspensas há cerca de um ano e meio, por causa da pandemia da Covid19.
Também por causa da pandemia, as quatro primeiras viagens, que acontecerão nos dias 8 e 22 de agosto e 5 e 19 de setembro de 2021, serão reservadas às pessoas que compraram o bilhete antes da pandemia e não o utilizaram ou não solicitaram reembolso. Dessa forma, a compra das passagens não estão disponíveis para o público.
“Os passageiros que compraram as passagens, não viajaram e optaram por esperar serão recompensados agora. Todas as viagens respeitarão todos os protocolos de segurança para que a ida a Paranapiacaba seja uma experiência inesquecível e segura”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
Próximas viagens
O Expresso Turístico da CPTM utiliza um trem da década de 1960, totalmente reformado, para as viagens. A previsão é de que serão necessárias 13 viagens para atender as cerca de 1.350 pessoas que ainda possuem passagens válidas.
Dessa forma, serão necessárias viagens adicionais, além das quatro já previstas. A capacidade total de passageiros em cada uma das viagens será determinada pelo Plano São Paulo. Atualmente, é permitido 60% da capacidade total dos assentos, o que representa 103 pessoas.
Ainda em 2021, a CPTM pretende realizar duas viagens para Jundiaí com o objetivo de atender as cerca de 150 pessoas com viagens pendentes, por conta da pandemia. No momento da compra do bilhete, o passageiro define em qual das estações prefere realizar o embarque e o desembarque.
Paranapiacaba
Paranapiacaba é uma vila de arquitetura inglesa que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade e testemunhou uma importante fase de expansão da tecnologia ferroviária no Brasil na segunda metade do século XIX.
Na cidade, os passageiros do Expresso Turístico podem conhecer diversas atrações culturais e ecológicas, como o Museu do Castelinho, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e a Casa da Memória.
O percurso de 48 km leva 1h30 e é realizado ao longo da atual Linha 10-Turquesa. Entre os destaques estão as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas recentemente pelo patrimônio histórico de São Paulo. Elas foram construídas pela antiga empresa britânica SPR (São Paulo Railway) ― primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867.
[tdj-leia-tambem]
Expresso Turístico
A CPTM iniciou as atividades o Expresso Turístico em 2009, com passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem conhece um pouco da história das cidades. O embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30.
Saiba mais no site oficial do Expresso Turístico da CPTM.