
O Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) de Jundiaí, aponta para a completa ocupação da rede hoteleira de Jundiaí na próxima semana. Isso devido ao evento esportivo Arena Cross 2022, que acontece no final de semana, na cidade. Além disso, a movimentação proporcionada por eventos em Jundiaí aquecem a economia local em todos os setores.
De acordo com a prefeitura, a expectativa de mais de mil pessoas em circulação no próximo final de semana alegrou os empresários do setor hoteleiro. Os locais já registram quase 100% de ocupação devido ao evento. O Arena Cross ainda arrecadará cerca de quatro toneladas de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.
“A movimentação econômica retomada no pós-pandemia – conquistada a partir da ampla vacinação – é essencial para a cidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. “Os eventos agregam a vários setores, não somente em turismo, como serviços e alimentação. Jundiaí é um mercado em ampla expansão e que a gestão investe para tornar o ambiente ainda mais atrativo, a partir do ambiente de inovação proporcionado.”
Movimentação na economia
Segundo o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, a mobilização econômica desencadeada por este tipo de evento é intensa. “Além da estadia e do consumo direto no evento, ainda se contabiliza a movimentação em bares ou restaurantes e passeios pelas rotas turísticas da cidade”, destaca.
Erich Biller, membro do Conselho de Turismo e responsável pelos hotéis Adagio Jundiaí e Ibis Budget Jundiaí, conta que a expectativa é muito alta. “Nossa previsão é que a ocupação dos hotéis chegue a mais de 80% entre sexta, sábado e domingo”.
Além disso, o Arena Cross, a cada etapa, ainda gera empregos diretos e indiretos na cidade-sede. A caravana do evento conta com mais de mil pessoas que circulam por hotéis, pousadas, comércio, postos de combustíveis, supermercados, restaurantes, bares, entre outros.
[tdj-leia-tambem]
“Também não podemos esquecer das rotas turísticas e do turismo rural, que sempre atraem pessoas de fora principalmente aos finais de semana, e colaboram para aumentar a porcentagem de hospedagem no hotel”, completa Erich. Ainda de acordo com ele, o turismo de lazer já está ultrapassando o turismo para negócios em Jundiaí, em termos de hospedagem.
Turismo de Jundiaí pós-pandemia
Para a Diretora de Turismo, Marcela Moro, com os bons resultados da vacinação contra a Covid-19, 2022 promete superar os números de turismo de anos anteriores. De acordo com dados do Departamento, o Imposto sobre Serviços relativos ao turismo representou 4,46% do total arrecadado pelo município em 2019.
Enquanto isso, em 2021, mesmo com a pandemia, representou 4,41%, ou seja, mesmo com alguns meses de lockdown, o fluxo foi muito significativo em 2021. Neste ano, o município recebeu 1.038.339 turistas e promete ser maior ainda em 2022. Além da atração de um maior número de turistas para os atrativos tradicionais da cidade, em especial para as rotas turísticas, a retomada dos eventos irá intensificar o fluxo e aquecer ainda mais o setor.