Empreendimento da Google.
A investigação iniciou em 2019, depois do órgão governamental receber reclamações dos estabelecimentos - Foto: Reprodução/Olhar Digital.

Após uma investigação que acontecia desde 2019, a França multou o Google em 1 milhão de euros, após o buscador criar uma “classificação enganosa” de hotéis do país. De acordo com a denúncia, o Google utilizava seus próprios critérios para classificar os estabelecimentos.

Assim, substituíram a classificação oficial concedida pela agência de desenvolvimento turístico France Atout. O órgão antifraude da França anunciou a decisão nesta segunda-feira (15). A princípio, a investigação iniciou após proprietários de hotéis reclamarem que o Google estaria “dando estrelas” com base em seus próprios critérios.

[tdj-leia-tambem]

Além disso, o sistema do buscador americano utiliza a mesma classificação de um a cinco estrelas, assim como o France Atout. Depois das verificações, o órgão francês constatou que vários estabelecimentos de hospedagem estavam com a classificação inferior à oficial. Enquanto isso, outros hotéis tinham mais estrelas do que deveriam.

De acordo com a investigação, essa prática prejudica particularmente os consumidores, induzidos pelo erro sobre o nível de serviço que esperariam dos hotéis. Assim, a Promotoria de Paris recebeu a denúncia de “práticas comerciais enganosas”, e propôs o acordo de 1,1 milhão de euros, aceito pelo Google.

Ainda em dezembro, a agência de proteção de dados da França, CNIL, também multou o Google, em 100 milhões de euros. Na ocasião, o buscador colocou “cookies” de publicidade nos computadores dos usuários, sem obter consentimento prévio.

 

Com informações do G1.