circuito-das-frutas-Governo-de-SP-compressed
Foto: wirestock/ Freepik

A fim de chamar a atenção de turistas para a região de Jundiaí, o Governo do Estado de São Paulo lançará uma marca própria do Circuito das Frutas. Só em Jundiaí são 60 atrativos, já na região de Itupeva, Louveira e Vinhedo passa de 100. 

Os destaques são as visitas às propriedades rurais, onde estão localizados variedades de frutas e um pouco de gastronomia para os turistas além de parques temáticos e centros comerciais.

Somente em Jundiaí, o turismo emprega 6 mil pessoas diretamente e, de acordo com especialistas, no setor existe uma regra: a cada emprego direto, surgem três vagas indiretas. São 24 mil pessoas trabalhando no município.

E, para expandir ainda mais esse mercado na região, a Secretaria Estadual de Turismo começou um trabalho inédito. “Nós escolhemos algumas regiões que vão ter a sua marca. Agora uma marca não é um logotipo, é todo um sentido que vai ser construído com técnicos e com a comunidade, do que vai ser esse circuito das frutas do ponto de vista do que se apresenta ao Brasil, a São Paulo e ao mundo”, explica o secretário de Turismo Vinicius Lummertz.

O projeto tem o nome em inglês “place branding”, que quer dizer “campo de estudo”. Na prática, será criada uma marca para a região do Circuito das Frutas.

“Pelo estudo, uma vez que a gente tem um aumento do turismo, esse é o foco de uma marca de ‘place branding’. Você tem um impacto econômico, financeiro para a região. Você tem a chegada, o conhecimento maior daqueles ativos da região e, consequentemente, o maior interesse das pessoas em visitarem e não somente uma cidade”, conta o consultor da empresa responsável pelo estudo, Rodrigo Pulga.

A previsão de conclusão do projeto está para novembro deste ano. Com isso, o pequeno e grande atrativos turísticos ganham o mesmo espaço. “Eu acho fantástico. Muita gente de São Paulo, Campinas, Indaiatuba, toda a nossa região, inclusive, o próprio jundiaiense, poder estar conhecendo aqui dentro da cidade”, conta o dono de restaurante César Leonardi.

Para quem sempre que consegue uma folga e quer aproveitar as delicias de Jundiaí, como a lara Mazzuchelli, a região traz ótimas oportunidades. “Nós começamos a frequentas os restaurantes da região. Aqui tem muitas restaurantes, um melhor que o outro. Tem várias comidas típicas italianas e o que pegou mesmo foi pelo estômago.”

[tdj-leia-tambem]