
Depois das grandes perdas no setor em 2020, o turismo em Jundiaí pôde ser retomado na cidade em 2021, com novidades e conquistas. Entre os destaques estão o lançamento do Distrito Turístico Serra Azul e o prêmio Top Destinos Turísticos pela segunda vez.
“O turismo em Jundiaí está consolidado, cresce ano a ano e tem importante papel no desenvolvimento da cidade”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado.
Confira a retrospectiva turística de Jundiaí em 2021.
Investimento e crescimento
O Distrito Turístico Serra Azul foi lançado no final de novembro, com o investimento de R$ 1,8 bilhão. A novidade também deve derar mais de 7 mil empregos. Além de Jundiaí, fazem parte do Distrito as cidades Itupeva, Louveira e Vinhedo.
A região recebe, anualmente, 10 milhões de visitantes, e a expectativa é que esse número aumente. Entre as principais atrações do Distrito Turístico então os parques Hopi Hari, Wet’n Wild, Outlet Premium e o shopping SerrAzul Plaza.

Bicampeão no Top Destinos Turísticos
Neste ano, Jundiaí ainda conquistou pela segunda vez o Prêmio Top Destinos Turísticos. Assim, o município se torna bicampeão. Em 2021, a vitória foi para a categoria de Turismo Rural. Além disso, esse ano, o Circuito das Frutas também recebeu um prêmio na categoria Região Turística.
“Após as dificuldades enfrentadas pelo turismo por conta da pandemia e períodos mais restritivos, a área teve a coroação do trabalho desenvolvido pela cidade e região. Jundiaí e principalmente nosso turismo rural tem se destacado no cenário nacional”, afirma o gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

Jundiaí conta com seis Rotas Turísticas (Vinho, Uva, Cultura Italiana, Terra Nova, Castanho e Centro Histórico), que oferecem mais de 600 atrativos turísticos como adegas, restaurantes, parques, sítios, museus, entre outros.
Retomada após pandemia
Apesar do impacto da pandemia da Covid, em 2020, o turismo injetou 54 milhões de dólares em Jundiaí. De acordo com o Departamento de Fomento ao Turismo, 7% das empresas do município têm CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) vinculada ao setor de turismo, o que representa em torno de 3.500 empresas.
O turismo rural tem grande parte do mérito para a retomada do setor de turismo. Segundo uma pesquisa do Departamento de Fomento ao Turismo, desde a reabertura dos empreendimentos, 100% dos participantes registraram aumento de fluxo turístico.

Além disso, a pesquisa mostra que 83,8% dos empreendimentos identificaram que estão recebendo mais turistas do que no período pré-pandemia e que 54,5% dos empreendimentos já recontrataram funcionários ou contrataram mais colaboradores para esse novo período.
[tdj-leia-tambem]