
Neste sábado (24), o MG Club do Brasil promove o Rally do Whisky, 107º raid do clube multimarca de carros clássicos. Em sua terceira edição, o Rally do Whisky desta vez será válido como quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica, organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).
A largada do Rally do Whisky acontecerá às 9h da manhã no estacionamento do Ecoparada Madero, no km 44,5 da Rodovia Castelo Branco. Assim, a chegada do primeiro carro está prevista para as 14h no restaurante Montanhas do Japi, em Jundiaí. Na cidade, acontecerá a cerimônia de premiação.
Rally do Whisky
O nome “Rally do Whisky” se deve à parada na Catedral do Whisky, uma das maiores coleções particulares da bebida do mundo. As edições anteriores aconteceram em 2014 e 2017, mas esta será a primeira vez que ele será válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica. Por isso, seguirá o regulamento da FBVA, diferente do utilizado pelo MG Club do Brasil. Dessa forma, receberá unicamente a carros clássicos (fabricados há 30 anos ou mais e com as características originais preservadas).
Ainda assim, modelos mais recentes podem acompanhar a prova sem competir. Os participantes devem manter as médias horárias exigidas no roteiro e perdem pontos por atraso ou adiantamento. Vence o concorrente que perder menos pontos ao longo do percurso.

[tdj-leia-tambem]
Como participar
No regulamento da FBVA, os participantes são divididos em duas categorias.
Na Clássicos, os automóveis são subdivididos em cinco classes: Vintage & Pós-Vintage (fabricados até 1945), Pós-Guerra (modelos de 1946 a 1960), Contemporâneos I (1961 a 1970), Contemporâneos II (1971 a 1980) e Contemporâneos III (fabricados entre 1981 e o limite de 30 anos de fabricação – atualmente, 1992). Os participantes da Clássicos devem navegar utilizando somente cronômetros (mecânicos ou digitais), planilhas pré-impressas e calculadoras não programáveis e não modificadas.
Na categoria Pro, o equipamento de navegação é livre e todos os modelos (obrigatoriamente fabricados há 30 anos ou mais) concorrem juntos.
“O fato de valer pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica faz esta prova ser um pouco diferente das outras que são organizadas pelo MG Club do Brasil. O espírito, entretanto, permanece o mesmo. É uma oportunidade de colocar os carros clássicos na estrada, ter uma competição amigável e confraternizar com outras pessoas que compartilham a paixão por carros históricos”, destaca Fernando Pimentel, presidente do MG Club do Brasil.

“Estar no calendário da FBVA é motivo de orgulho para nós. O Rally do Whisky é uma prova sempre lembrada, apesar de ter acontecido poucas vezes. Ser válida para o Campeonato Brasileiro torna a edição deste ano ainda mais especial.”
De acordo com a organização, as inscrições para o Rally do Whisky podem ser feitas no site https://www.fbva.org.br/cbr-etapas.php e são efetivadas com o pagamento da taxa de R$ 850,00, que inclui o valor do almoço para a dupla.