Parreiras carregadas de uvas verdes.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí pode se tornar uma das cidades a ganhar o Prêmio Top Destinos Turísticos, na categoria Turismo Rural. Para levar o primeiro lugar, o município precisa ser escolhido por técnicos e também por meio do voto popular, que será computado até o dia 15 através de uma plataforma online.

O anúncio do vencedor e a entrega do prêmio serão realizados no Palácio dos Bandeirantes no próximo dia 25, com a presença do governador João Dória.

Iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e do SKAL Internacional São Paulo, o Prêmio Top Destinos Turísticos tem outras três cidades finalistas na categoria Turismo Rural.

Responsável por 70% do fluxo turístico

O Turismo Rural é o principal segmento do turismo na cidade e vem crescendo significativamente. Hoje, Jundiaí já conta com rotas turísticas, cinco delas de Turismo Rural: Rota do Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Uva, Vinho e Terra Nova.

Segundo Marcela Moro, diretora de Turismo da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) de Jundiaí, a criação das rotas aumentou o fluxo de turistas em cerca de 15%. “Esta é a primeira vez que somos indicados e para nós é muito gratificante”, disse. “Convidamos agora a população a participar”.

Em termos de infraestrutura, Jundiaí conta no total com 22 adegas, dez museus, 126 atrativos turísticos, sete parques, cinco fazendas com estrutura para recepção turística e 86 sítios produtivos com atividades de turismo rural.

[tdj-leia-tambem]