Projeto do Sebrae para o Circuito das Frutas busca fortalecer e capacitar o mercado turístico

O Sebrae apresentou, nesta segunda-feira (19), parte do PDL (Projeto de Desenvolvimento Local) de Turismo, para o Circuito das Frutas. O projeto tem como objetivo trabalhar na capacitação de empreendimentos do setor turístico de Jundiaí, e desenvolver uma gestão inteligente, sustentável e ações que fortaleçam os produtos e divulgação de programas turísticos locais.

O Projeto de Desenvolvimento Local foi aderido pela Prefeitura de Jundiaí em fevereiro deste ano. A decisão de participar do PDL partiu da visão de realizar um diagnóstico das principais vocações econômicas da cidade, fomentar setores e qualificar os micro e pequenos negócios do município.

Este projeto faz parte do programa Jundiaí Empreendedora, que foi criado para reduzir os reflexos negativos da pandemia no setor econômico do município. O Projeto de Desenvolvimento Local está sendo desenvolvido pelas unidades do Sebrae de Jundiaí, Campinas e Guarulhos.

Assim, o PDL tem apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). Além disso, conta com o apoio de representantes das outras cidades que fazem parte do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas.

Atualmente, o Circuito das Frutas, é formado por 10 cidades: Jundiaí, Atibaia, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Diagnóstico de Governança

Durante a apresentação, o órgão apresentou um diagnóstico de governança, que busca compreender as limitações atuais e o nível de maturidade do mercado de empreendimentos do Circuito das Frutas. Assim, o planejamento deverá identificar os fatores críticos que precisam compor uma agenda estratégica, apontar para o desenvolvimento local e para o fortalecimento do empreendedorismo.

Diagnóstico de Governança é um dos passos do PDL de Turismo do Circuito das Frutas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“O Diagnóstico está dividido em quatro áreas: Políticas Públicas, Capital Humano e Empreendedor, Parceiros e Soluções e Mercado”, explicou Erika Miguel de Jesus, Técnica do Escritório Regional do Sebrae Jundiaí e uma das coordenadoras da implantação do PDL Circuito das Frutas.

Através deste diagnóstico, serão realizados programas técnicos, projetos e atividades de apoio aos microempreendedores individuais, às microempresas e às empresas de pequeno porte, focando no fomento da economia local. As ações estão previstas para início ainda em 2021.

“Queremos trazer todos os elos da cadeia produtiva do turismo, existem ações que foram planejadas em cima do Plano de Desenvolvimento Turístico e também do diagnóstico que o Sebrae vai realizar. A participação de todos é muito importante”, afirma a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da UGAAT, Marcela Moro.

[tdj-leia-tambem]