
Jundiaí, a “Cidade das Crianças”, conhecida por suas políticas públicas voltadas para a primeira infância, também se destaca como destino turístico para adultos, especialmente durante o inverno. A Rota do Vinho da cidade atrai visitantes com sua variedade de vinhos premiados, experiências autênticas no campo e belezas naturais.
Uva Niagara Rosada com Indicação Geográfica
O cultivo da Uva Niagara Rosada é um dos principais investimentos na região, tendo recebido recentemente a Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além da uva fresca, os produtores locais também apostam na produção de vinhos, sucos e outros derivados, como geleias e conservas, proporcionando aos visitantes uma variedade de sabores e aromas para degustar.
Turismo rural em alta
O crescente interesse pelo turismo rural impulsionou o desenvolvimento de novos empreendimentos em Jundiaí. “Em 10 anos, essa prática teve um incremento de 166%, tanto no número de turistas quanto de novos empreendimentos dedicados a esse tipo de experiência”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

As propriedades rurais expandiram suas atividades, oferecendo aos visitantes a oportunidade de vivenciar a cultura local, participar de atividades como colheita de frutas e passeios guiados, e degustar produtos frescos.
Mais de 120 anos de tradição vinícola
A Rota do Vinho de Jundiaí reúne mais de 20 adegas e vinícolas, com uma produção vinícola que remonta mais de 120 anos. A qualidade dos vinhos locais é reconhecida em todo o país, com rótulos premiados nacional e internacionalmente. Inclusive, alguns já foram servidos aos Papas João Paulo II e Bento XVI.
Descubra a Rota do Vinho
Para explorar as diversas opções da Rota do Vinho de Jundiaí, acesse o site. Lá, você encontrará informações sobre as adegas, restaurantes, hospedagens e muito mais.
Centro de Viticultura e Enologia
Com o apoio do Governo do Estado, Jundiaí inaugurou no início deste ano o Centro de Viticultura e Enologia da Escola Técnica Estadual Benedito Storani (Etec BeSt). O centro, com investimento de R$ 16 milhões, oferece infraestrutura completa para pesquisa, produção e ensino na área da viticultura e enologia, que visa aprimorar a qualidade da produção de vinhos e sucos de uva da região.

“É uma conquista para toda a Região Metropolitana de Jundiaí e para todo o Estado de São Paulo, que permite aos produtores de suco de uva e de vinho um incremento importante na qualidade destes produtos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.