Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí, cidade no interior de São Paulo, sede de região metropolitana, tem, além desses atributos econômicos e geográficos, atributos que proporcionam ao turista uma viagem para várias partes do mundo sem se distanciar da capital Paulista. Seja com o vinho, com as belas paisagens de montanhas, com as deliciosas massas com receitas italianas, a Terra da Uva oferece aos mais de 1 milhão de visitantes por ano seis Rotas Turísticas com mais de 600 atrações para se deliciar.

A cidade está entre os principais destinos turísticos do estado de São Paulo, principalmente quando o assunto é o turismo rural. Neste ano, novamente concorre ao prêmio Top Destino Turísticos, que já acumula o bicampeonato na categoria.

“Somos o maior destino turístico rural do estado de São Paulo e, inclusive, fomos premiados por isso. Jundiaí é uma cidade potente no comércio, indústria, serviços e também no turismo. Somos um município estruturado e capaz de criar mecanismos de sustentabilidade turística”, aponta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com mais de 600 atrativos turísticos entre restaurantes, adegas, museus, parques, fazendas, sítios, entre outros, a cidade registra números expressivos no setor. Em 2021, ano de retomada pós pandemia, os números foram bastante promissores, ficando bem próximos aos índices de 2019, tendo sido considerado um dos melhores anos da história para o turismo jundiaiense. Ao todo, Jundiaí recebeu 1.038.339 turistas, sendo 693.633 para lazer e 344.706 para o turismo de negócios.

Em detalhes

“As nossas rotas oferecem o contato com a natureza, com as produções de frutas da cidade e uma gama muito grande de opções que atendem a diversos gostos, desde aqueles que procuram por cultura, história, passando por experiências gastronômicas, com harmonização de vinhos, cervejas e vivências em meio à natureza e produção rural”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

A mais diversificada das seis Rotas é a Rota da Uva, que oferece diferentes opções de passeios como adegas, gastronomia, museus e muito espaço ao ar livre para aproveitar momentos em contato com a natureza. Na Rota do Vinho os visitantes podem escolher entre as mais de 20 opções de adegas, estabelecimentos e vinícolas com mais de 40 variedades de vinhos, além de espaços abertos, em contato com a natureza e com visitas aos parreirais. Diferente das demais rotas, a do Vinho não está localizada em uma única região.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na Rota da Cultura Italiana a culinária é um dos grandes chamarizes. O visitante pode optar por degustar um café da manhã colonial, ou chegar direto para o almoço com pratos típicos italianos. Já a Rota do Castanho garante passeios ao ar livre, degustação de frutas e de vinhos artesanais. Nela é possível conhecer o processo da viticultura, produção do vinho e degustação em adegas.

Para os amantes da cultura e história, a Rota do Centro Histórico oferece opções gratuitas como visitar a Catedral Nossa Senhora do Desterro, o Complexo Fepasa, o Teatro Polytheama, descansar ao ar livre no jardim do Solar do Barão, caminhar nos muitos parques espalhados pela cidade ou visitar o Mundo das Crianças.

Para os amantes de paisagens naturais, a Rota da Terra Nova é parada obrigatória. Nela, restaurantes, pesqueiros e mesmo os estabelecimentos que comercializam produtos como conservas, farofas, queijos, vinhos artesanais, doces e derivados suínos oferecem espaços para sentir a grama sob os pés e caminhar em meio à natureza. No caminho, a vista para a bela Serra do Japi é um espetáculo à parte.

Para saber mais sobre as Rotas Turísticas, basta acessar o site e seguir os perfis no Instagram @rotadocastanho @rotadocentrohistorico @rotadaculturaitaliana @rotadaterranova @rotadauvaoficial @rotadovinhojundiai.