
O paranaense Tarcísio Rupel, de 25 anos, teve a ideia de transformar o seu Fiat Uno Mille 2002 em um ‘mini motorhome’ para viajar por aí. E deu certo: ele viajou 11 mil km pela América do Sul, vivendo por 40 dias na ‘casa de quatro rodas’.
O aventureiro do Uno Mille viajou sozinho pelo litoral em direção ao Sul do Brasil sem rota definida. Ele percorreu Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul até chegar à fronteira com o Uruguai e com a Argentina.
“Só tinha programado conhecer alguns lugares, mas não montei nenhuma rota. Só peguei a estrada e toquei”, contou à Gazeta do Povo.
A vontade de viajar surgiu após ele ter sido demitido do seu emprego, em que estava há mais de dois anos sem férias. Quando a empresa faliu, viu a oportunidade de usar o dinheiro do acerto para pegar a estrada.
Assim surgiu a ideia de montar o motorhome no próprio Fiat Uno. Apesar de nunca ter visto algo parecido, mesmo procurando na internet, contava com a experiência de muitos acampamentos e decidiu transformar o carro em uma casa.
Ele montou, então, uma casa ambulante sob medida, com cama dobrável que também era parte do armário da minicozinha.
“Tiramos os bancos traseiros e no lugar montamos uma chapa de madeira dobrável e um armário com pia”, explica o viajante.
O motorhome só não tem banheiro. Para isso, Tarcísio precisou contar com a ajuda da sorte na viagem e usar o chuveiro de alguns postos de combustíveis à beira da estrada e chuveiros oferecidos por amigos que foi fazendo pelo caminho. “Cheguei a passar quatro dias sem tomar banho, mas com o frio de -10°C, nem suava”, lembra o viajante.
Para economizar, ele levou comida dentro do armário da minicozinha e, com dois fogareiros de acampamento, fez quase todas as refeições da viagem dentro do Uno.
Para lavar as roupas, usou balde e sabão durante toda a viagem. Para estender, colocava em um varal improvisado entre o carro e alguma árvore pelo caminho.
Com a sua ‘minicasa’, perfcorreu o sul do Brasil, cruzou a fronteira com o Uruguai, depois Argentina (até o extremo da América do Sul), onde pegou -10ºC. De lá, foi para o Chile, voltou para a Argentina e cruzou a fronteira com o Rio Grande do Sul, retornando para o Brasil.
Agora, ele já sabe seu próximo destino: o Norte do Brasil, mais especificamente, o estado do Tocantins.
Com informações da Gazeta do Povo.