
Na noite de sábado (24), em Campinas, um vídeo flagrou um motorista do transporte público chutando uma pessoa que foi arremessada para fora do ônibus. A vítima permaneceu no chão enquanto o veículo da linha 404 deixava o local. O vídeo, no entanto, não mostrou a motivação da discussão.
A EPTV, afiliada da TV Globo, informou que recebeu uma informação de uma testemunha, que disse que a briga começou após a vítima questionar o motorista se o ônibus passava em determinado local. O motorista supostamente negou, mas o passageiro questionou o motivo de a via estar na placa que indica os principais pontos do trajeto no veículo.
De acordo com a testemunha, esse teria sido o estopim da discussão. De acordo com a empresa responsável pelo trânsito da cidade, a Emdec, a concessionária responsável pelo veículo identificou o motorista, que foi afastado até a apuração do ocorrido.
A Emdec disse em nota que defende que a relação entre os operadores e os usuários do transporte público se baseie em respeito e diálogo e que, como prestadores do serviço de transporte público, os motoristas devem se colocar à disposição dos passageiros para toda e qualquer informação necessária, já que essa é uma atribuição obrigatória da função.
A empresa também destaca que, em casos de desrespeito, mau atendimento e até violência, os usuários façam o registro da ocorrência para que seja possível questionar a concessionária, “para que apure todos os fatos e tome as medidas/providências cabíveis. Em caso de violência, o registro de um Boletim de Ocorrência junto às autoridades policiais, também deve ser feito”.
https://twitter.com/exploradigital_/status/1386475876523593728?s=24
O Samu e o Corpo de Bombeiros informaram que não receberam chamado para atender o homem agredido pelo motorista, e a Polícia Militar e o plantão da Polícia Civill também não tiveram nenhum registro de ocorrência para o caso.