Prédios em São Paulo
Risco de tempestades e granizo em São Paulo (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um Alerta Laranja de perigo para tempestades no estado de São Paulo, cobrindo o período desta terça (2) até quarta-feira (3). O aviso, de grau de severidade classificado como “perigo”, mobiliza a atenção para condições climáticas extremas que podem gerar transtornos e riscos à população.

Chuva intensa e ventos fortes: o que esperar

As previsões do Inmet indicam um cenário de instabilidade significativa. As regiões que devem ser mais impactadas são o nordeste, leste, central e sul do território paulista.

Os volumes de precipitação esperados variam entre 50 e 100 mm por dia. Além da chuva intensa, o alerta inclui a possibilidade de:

  • Ventos fortes: rajadas com velocidades entre 60 e 100 km/h.
  • Queda de granizo.

Impactos potenciais e recomendações de segurança

As condições meteorológicas adversas apresentam riscos concretos para a infraestrutura e a segurança. O Inmet e a Defesa Civil alertam para a alta probabilidade de:

  • Corte de energia elétrica.
  • Estragos em plantações.
  • Queda de árvores.
  • Alagamentos em áreas urbanas.

Recomendações Cruciais do Inmet:

Para minimizar os perigos durante as rajadas de vento, o órgão reforça as seguintes medidas preventivas: não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e evitar trechos que alagam.

Outra orientação de segurança envolve a rede elétrica interna, como aparelho elétricos e quadro de energia da residência – que devem ser desligados.

Em caso de emergências ou ocorrências, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Jundiaí: instabilidade com manutenção do calor

A cidade de Jundiaí, que está dentro do estado sob alerta, também terá um dia de tempo instável. Segundo o portal Climatempo, esta terça-feira (2) deve ter sol entre muitas nuvens pela manhã. A chuva é esperada para ocorrer durante a tarde e a noite.

Apesar da instabilidade, o calor deve persistir na região, com as temperaturas variando entre a mínima de 17ºC e a máxima de 28ºC.