à esquerda, "ringue" de madeira onde era realizada rinha de cães. à direita, ccão pitbull machucado e preso por corda
40 presos em rinha de cães

Cerca de 40 pessoas foram presas na noite deste sábado (14) em um rinha de cães Pitbull em uma chácara em Mairiporã, na Grande São Paulo. Os 19 animais encontrados estavam muito machucados e um animal foi encontrado morto.

Conforme informações de Jan Plzak, Delegado Titular  da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o evento clandestino e criminoso era denominado “Circuito Internacional 4X4”. Nas rinhas, os animais são colocados em um ambiente confinado do tipo “ringue” e lutam até a morte de um deles, mediante apostas em dinheiro.

No total, 37 pessoas foram detidas, dentre apostadores, criadores e treinadores dos animais, alem de um médico veterinário e um médico de humanos, que ali se encontravam especificamente para realizarem tratamentos paliativos nos animais feridos.

Entre os presos, que eram apostadores, estão um americano, dois peruanos e dois mexicanos. Um PM também foi detido.

As brigas eram marcadas por um grupo de WhatsApp. A chácara, na área rural de Mairiporã, era alugada.

[tdj-leia-tambem]

Além dos animais, foi encontrado um cão morto dentro de um saco de lixo. Uma carcaça de animal também foi encontrada após ter sido assada na churrasqueira e servida para os participantes.

Os presos vão responder por jogos de azar, maus-tratos contra animais com agravante de morte e associação criminosa.

Devido a falta de local adequado para encaminhamento dos animais apreendidos, o delegado titular afirmou que eles permaneceram sob escolta policial até que um local adequado para seus encaminhamentos seja disponibilizado.