
Um ônibus escolar se envolveu em um acidente na manhã desta terça-feira (3) ao colidir com um poste na estrada vicinal Adolpho Pecorari, no limite entre Itatiba e Valinhos, no interior de São Paulo. Ao todo, sete pessoas ficaram feridas; seis crianças e uma monitora.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle da direção e atingiu o poste de frente. Após o impacto, houve um princípio de incêndio no veículo, que foi rapidamente controlado pelas equipes de emergência.
Crianças e monitora foram encaminhadas a hospitais da região
Três crianças, com idades entre 11 e 12 anos, e a monitora, de 40 anos, foram levadas para a Santa Casa de Itatiba.
Outras três crianças, de 10, 11 e 12 anos, foram encaminhadas para um hospital em Valinhos. Segundo a unidade, duas delas receberam alta, enquanto a terceira permaneceu em observação após bater a cabeça.
Chuva forte e pista escorregadia no momento do acidente
Conforme apurado pela TV TEM, chovia forte no momento do acidente e a pista estava coberta por muitas folhas. O motorista precisou frear, mas o ônibus derrapou, resultando na perda do controle da direção. Após o ocorrido, ele afirmou: ‘Só queria ver como estavam as crianças’.
O veículo transportava 35 passageiros, todos utilizando cinto de segurança, segundo informou a prefeitura de Itatiba. O ônibus seguia para as escolas EMEB Maria Salles de Souza e EMEB Marina Araújo Pires.
Via interditada e apoio às famílias
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) foi acionada para os procedimentos necessários após a colisão. A estrada vicinal precisou ser interditada nos dois sentidos durante o atendimento às vítimas e foi parcialmente liberada por volta das 8h.
Em nota, a prefeitura de Itatiba informou que se solidariza com os envolvidos no acidente e que está oferecendo todo o suporte e apoio às famílias das crianças e da monitora feridas.
Nota à imprensa
A Prefeitura de Itatiba informa que na manhã desta terça-feira (03/02) por volta das 6h20, um ônibus da TCI – Transporte Coletivo de Itatiba, à serviço do transporte escolar da Secretaria de Educação municipal, se acidentou na estrada municipal Adolpho Pecorari, próximo à divisa entre os municípios de Itatiba e Valinhos.
O ônibus saiu da estrada numa curva, bateu contra um poste e uma árvore – sentido Valinhos-Itatiba, ocupado por 35 passageiros. O destino eram as escolas EMEB Maria Salles de Souza e Marina Araújo Pires. Chovia forte no momento do acidente.
Seis crianças, entre 11 e 13 anos, além do motorista e da monitora escolar, tiveram ferimentos – fraturas e luxações. Três foram socorridas à Santa Casa de Misericórdia de Itatiba e outras três foram para Valinhos, na UPA daquela cidade. Nenhuma das vítimas corre risco de morte e estão, segundo informações preliminares, estáveis.
A Prefeitura de Itatiba se solidariza com os envolvidos e está dando todo suporte e apoio às famílias. Equipes da Secretaria de Educação estiveram nos hospitais das duas cidades acompanhando as vítimas. Participaram da ocorrência equipes de Resgate Municipal, Guarda Municipal de Itatiba, Bombeiros e Polícia Militar, CPFL, além de agentes de trânsito municipal.