
Nesta semana, a Polícia Civil apreendeu oito aeronaves de uma quadrilha em Jundiaí, Sorocaba, Americana e Birigui durante operação. O grupo é acusado de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
De acordo com a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Americana, a operação começou em abril do ano passado e buscava desarticular a organização que atuava com tráfico internacional na região.
Ao todo, foram apreendidos sete aviões e um helicóptero avaliados em cerca de R$ 18 milhões. O líder da organização foi preso no dia 31 de agosto deste ano, na cidade de Prado (BA), em cumprimento de um mandado de prisão federal.
Ele era procurado após sair com uma aeronave de Americana no mês de abril de 2018, que foi apreendida com 458 quilos de cocaína em Carauari (AM), quando o piloto, morador de Hortolândia, e outras três pessoas foram autuadas em flagrante.
Ainda de acordo com a corporação, durante as investigações, operação apreendeu 1,3 tonelada de cocaína, que seria encaminhada à Europa. As ações tiveram participação da Polícia Civil de São Paulo, Polícia Militar de Goiás e Amazonas, Força Aérea Brasileira e Polícia Federal.
“A investigação continua com o intuito de identificar outras aeronaves que são utilizadas para essa finalidade. Nós já temos conhecimento de que existem pelo menos cinco delas que deverão ser apreendidas”, explica o delegado Luis Carlos Gazarini, titular da Dise de Americana.