
Em 2017, a gestão de Jundiaí retomou o Programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Educavi-Gepad) da Guarda Municipal, que propõe a promoção de uma Cultura de Paz para crianças, jovens e adultos da cidade.
Alinhados à esta proposta, no final do mês de agosto, integrantes da Ronda Escolar “Anjos da Guarda” da GMJ participaram de uma capacitação de Agente Multiplicador de Prevenção às Drogas, oferecida pela Guarda Civil Municipal de Embu das Artes, em São Paulo.
Representando Jundiaí, participaram da formação o subinspetor Edmilson Bigueto, responsável pelo “Anjos da Guarda”, e os guardas Douglas Barban, Fernando Cavalcanti e Franciane Augusta.
“Este curso de capacitação foi mais uma oportunidade para promover a reciclagem dos profissionais do ‘Anjos da Guarda’, que já é uma referência para a região”, comentou o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.
Educação para Não Violência
O programa Educavi-Gepad foi inicialmente realizado entre 2009 e 2012. Cinco anos depois, foi retomado e ampliado pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado.
O objetivo da iniciativa é atender demandas da sociedade e garantir a segurança e bem-estar na sociedade. Em 2019, antes da pandemia, o programa realizava palestras em escolas e faculdades de Jundiaí, com a participação de cerca de três mil alunos.
De acordo com o subinspetor Bigueto, o programa será em breve reativado com a retomada das aulas presenciais.
“Fizemos a capacitação com diversas outras instituições. É um tema muito importante e temos que transmitir às nossas crianças de uma forma diferenciada. E a nossa estratégia de abordagem é a interação com os alunos e encenação de peças teatrais com fantoches”, explicou.
[tdj-leia-tambem]