Ataque a tiros em escola de São Paulo deixa um morto e três feridos

Na manhã desta segunda-feira (23), a Escola Estadual Sapopemba, localizada na Zona Leste de São Paulo, foi palco de uma tragédia. Uma aluna perdeu a vida e outros três estudantes ficaram feridos em um ataque a tiros cometido por um adolescente de 16 anos, também aluno da instituição.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o jovem entrou na escola armado e efetuou os disparos. A vítima fatal era uma garota de 15 anos, que foi baleada na cabeça. As outras duas jovens, com idades entre 15 e 16 anos, foram atingidas no tórax e na clavícula, têm quadros estáveis e não correm risco de morte. Uma quarta pessoa ficou ferida ao tentar fugir do ataque e também não corre perigo.

O autor do ataque estava usando o uniforme da escola no momento do ataque e frequentava o primeiro ano do ensino médio. Ele foi apreendido pela polícia, junto com a arma, a qual pertence ao seu pai e está registrada legalmente.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 7h30 para atender à ocorrência na Rua Senador Lino Coelho, enquanto relatos indicam que o ataque ocorreu às 7h20. A corporação mobilizou um helicóptero e 20 viaturas para responder à situação de emergência.

Ataques nas escolas

Este é o décimo primeiro ataque a atingir escolas no Brasil em 2023, sendo que em pelo menos cinco resultaram em mortes.

Na capital paulista, uma professora de uma escola estadual foi morta por um estudante de 13 anos no bairro da Vila Sônia, zona oeste da cidade. Outros incidentes fatais ocorreram em Poços de Caldas (MG), onde um ex-aluno matou um adolescente a facadas, e em Blumenau (SC), onde um ataque com uma machadinha em uma creche matou quatro crianças entre 5 e 7 anos. Também em Cambé (PR), dois adolescentes perderam a vida em uma situação semelhante.