droga pf jato

Um jato particular que saiu do aeroporto de Jundiaí (SP) com destino a Salvador (BA) foi apreendido pela Polícia Federal com aproximadamente 500 quilos de cocaína. A droga estava escondida e só foi localizada porque a aeronave precisou ser checada por mecânicos – o piloto acusou uma ocorrência de ‘alerta de pane’ durante o voo para a capital baiana. O destino final da viagem era a Europa.

O portal Tribuna de Jundiaí entrou em contato com o aeroporto estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro. Em nota enviada nesta sexta (12), a assessoria de imprensa informou que “por se tratar de uma operação policial, sugiro o contato diretamente com a assessoria do órgão que a realizou”.

De acordo com o site Aeroin, o jato pertenceria a uma empresa de Portugal que presta serviços de táxi aéreo no Brasil. Ainda conforme o portal, dados públicos mostram que a aeronave chegou ao Brasil dia 28 de janeiro, após sair do hangar de pintura em Portugal. A aeronave parou em Salvador (BA) e prosseguiu para Jundiaí.

Daqui o jato decolou dia 7 passado (veja foto abaixo) para a capital baiana, onde foi apreendido terça (9) pela Polícia Federal após denúncia dos mecânicos que atenderam o chamado de pane do piloto. Este já seria o terceiro caso de jato apreendido na rota Brasil – Portugal apenas nos últimos meses.

avião drogas jundiaí
De acordo com site de voos, jato partiu de Jundiaí com destino a Salvador (Foto: Reprodução/Internet)

Em nota, a PF confirmou a apreensão da aeronave no Aeroporto Internacional de Salvador. Toda a droga foi localizada com o auxílio de peritos criminais federais e de cães farejadores da Polícia Civil e encaminhada à Superintendência Regional da Polícia Federal – para onde também foram conduzidos os tripulantes, que prestariam depoimento.

Ainda segundo a PF, as investigações prosseguem para identificação dos responsáveis pela carga. Os responsáveis podem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas somadas chegariam a 25 anos de reclusão.

[tdj-leia-tambem]