Avião caído.
Foto: Reprodução/ POP TV

Na manhã deste sábado (26), um incidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte mobilizou diversas equipes de resgate e segurança em Jundiaí (SP). Por volta das 11h, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Rede Voa foi informado, por meio da Torre de Controle e do SERIPA IV, sobre uma ocorrência com o avião de prefixo PR-NIJ, modelo Cessna 150L.

A aeronave realizava um voo local de publicidade, com decolagem e pouso programados para o bairro Vale Dourado. O piloto, único ocupante do avião, estava em contato com a frequência da Torre de Jundiaí quando relatou uma falha no motor e solicitou autorização para pousar no aeroporto da cidade. No entanto, diante da emergência, não foi possível alcançar a pista.

Rodovia dos Bandeirantes seria opção para pouso

Diante da situação, o 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior (11º BPM/I) foi acionado para auxiliar no pouso, inicialmente previsto para ocorrer na Rodovia dos Bandeirantes. Os policiais chegaram a se mobilizar para interditar a via e garantir a segurança da operação.

Pouco depois, as autoridades foram informadas de que o piloto havia realizado um pouso de emergência em uma área de pasto na região da Malota, em Jundiaí.

Avião de pequeno porte cai no Malota

O helicóptero Águia foi a primeira equipe a chegar ao local, seguida por uma viatura de Rádio Patrulhamento com Motocicletas (RPM) e pelo Corpo de Bombeiros. No pasto, a aeronave foi encontrada de ponta-cabeça, mas, surpreendentemente, o piloto estava consciente, sem ferimentos e em condições estáveis.

Outras viaturas da Polícia Militar e dos Bombeiros, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e funcionários do aeroporto, também compareceram à área para garantir o atendimento e início dos procedimentos de investigação.

Investigação e segurança

A ocorrência foi registrada junto ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), responsável por apurar as causas da falha mecânica. A rápida resposta das equipes de emergência e a habilidade do piloto foram fundamentais para evitar uma tragédia.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4