Guarda Municipal de Jundiaí deve instalar nova base no bairro Sarapiranga
Bairro Sarapiranga deve receber Inspetoria da Guarda Municipal de Jundiaí

A integração entre as forças de segurança existentes de Jundiaí, e também junto às demais cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), é uma realidade consolidada, alcançando resultados significativos ao mesmo tempo em que cumpre um dos principais compromissos do governo.

Um exemplo disso são as reuniões com a comunidade e a participação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), onde mensalmente são apresentados à população o balanço das atividades e a programação para o próximo período.

Durante a reunião mais recente do Conseg Japi Jundiaí, foram divulgadas as futuras melhorias para a grande região. O gestor de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel, falou sobre a criação da 1º Inspetoria da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

“Uma iniciativa para a descentralização da instituição, visando atender as necessidades da população. Além disso, teremos a construção da sede própria do Canil, no bairro Sarapiranga, como uma das ações do programa ‘Avança Jundiaí’ da Prefeitura”, detalhou.

A reunião do Conseg Japi, que tem como presidente Dirceu Cardoso, também contou com a presença do capitão da Polícia Militar Tavares, da 2ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI).

LEIA TAMBÉM:

Canil da GMJ conta com mais dois cães certificados pela APRO

Morador de rua ganha dia de ‘príncipe’ da Guarda Municipal e fica irreconhecível

Outra solicitação de interesse do Vetor Oeste é o videomonitoramento, que também esteve em pauta. “Em relação à instalação de câmeras e sistema inteligente OCR – a leitura dos caracteres das placas dos veículos que adentram a cidade e possam acusar irregularidades (em atitude suspeita, produto de furto/roubo e clonados) – estudos são realizados para a instalação em pontos estratégicos. […] no momento aguardamos a aprovação do projeto para definição específica do número de câmaras que serão instaladas com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES)”, afirmou o gestor.

Abrangência

A grande região do Vetor Oeste reúne os bairros: Residencial Jundiaí I e II; jardins Novo Horizonte I, II e III, Sarapiranga e Tulipas; Parque Residencial Almerinda Chaves; CDHU; Residencial dos Cravos; bairros do Medeiros, Poste, Bom Jardim e Água Doce; Distrito Industrial; Fazenda Grande.

O atendimento à população, atualmente, é realizado pelo 5º Distrito Policial (DP). De janeiro a maio deste ano, foram realizadas 965 rondas, patrulhamento comunitário em atendimento imediato às necessidades da comunidade do Vetor Oeste.