
Um balão de médio porte caiu em uma área próxima à mata nativa da Serra do Japi, em Jundiaí. A ocorrência foi registrada pela equipe da viatura 10091 da Guarda Municipal, após denúncia feita por um morador do bairro do Medeiros.
O balão, com cerca de 10 metros quadrados e multicolorido, foi encontrado sem bandeira e com a tocha apagada, o que evitou um possível incêndio de grandes proporções na região, conhecida por sua importância ecológica. A área de queda fica às margens de uma pastagem da Fundação Antônio e Antonieta Cintra Gordinho, nas proximidades da mata da Serra do Japi.
Andamento da ocorrência
Segundo a equipe que atendeu a ocorrência, o balão apresentava marcações relacionadas a um grupo de baloeiros. Apesar do risco iminente, não houve danos registrados.
A Divisão Florestal de Jundiaí reforça o alerta: com a chegada dos meses de festas típicas, como as juninas, cresce o número de soltura de balões, prática que é crime ambiental no Brasil. A fabricação, o transporte e a soltura de balões são proibidos por lei, podendo causar incêndios florestais e colocar em risco a vida de pessoas e animais.
A população é incentivada a denunciar qualquer movimentação suspeita relacionada à prática. Para denúncias, ligue 153 (Guarda Municipal de Jundiaí).
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]