
A equipe de animais treinados do Canil da Guarda Municipal (GM) de Jundiaí recebeu, nesta semana, mais dois filhotes que integrarão o elenco. Os dois cachorrinhos, da raça pastor Belga Malinois, têm 90 dias de vida e estão em fase de vacinação.
De acordo com o inspetor responsável pelo Canil, Erich Godoi, os filhotes deverão iniciar treinamentos em campo nas próximas semanas. A preparação e o adestramento dos cães de trabalho cumprem as propostas para a área de Segurança Municipal. Além disso, a área promove a capacitação e atualização permanente dos condutores.
“Temos ótimos profissionais que são capacitados diariamente para os treinamentos dos cães. É um trabalho que requer dedicação e carinho com os cães e isso é nítido no dia a dia dos guardas que atuam tanto em patrulhamento quanto em projetos sociais, que é o caso da ‘cãoterapia'”, explicou a gestora da Unidade de Segurança Municipal, coronel Carla Basson.
[tdj-leia-tambem]
Essa “cãoterapia” realizada pelo Canil da GMJ é uma terapia feita com os cães labradores Black e Pantera, com visitas à hospitais. A iniciativa comprovou que a cãoterapia é capaz de auxiliar na recuperação de pacientes em situação de tratamento clínico, principalmente no caso de crianças. Mas, devido a pandemia da Covid19, as visitas foram suspensas desde 2020.

“O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí é uma referência em treinamento e empenho de cães em ações. Os dois filhotes chegam para ampliar o plantel e reforçar o efetivo quando estiverem prontos para ir às ruas’, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Atualmente, o Canil da GM de Jundiaí conta com 16 cães adestrados: São 13 pastores Belga Malinois; um Rottweiler e dois Labradores. Os treinamentos acontecem diariamente no período da manhã, como para as táticas de adestramento para a atuação nas ruas e também para o showdog – os trabalhos socioeducativos.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		