Canil da Guarda Municipal é campeão em torneio da Polícia Militar
Canil da Guarda Municipal é campeão em torneio da Polícia Militar

O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) conquistou dois pódios do Torneio Ações Especiais K-9/edição 2019 – categorias Civil e Militar. O evento é considerado o maior sobre cães policiais da América Latina e reuniu instituições de todo o país e também do Exterior e recebeu mais de três mil espectadores.

Os cães da Guarda Municipal de Jundiaí ganharam o 1º lugar na Prova Cão de Patrulha, com o cão Sadan, conduzido pelo GM Gildomar, e 2º lugar na Prova de Detecção, com o cão Jacob e seu condutor GM Francisco. Também participaram os cães pastores belga Malinois Gold e Zeus.

O torneio realizado no sábado (17), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), foi promovido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo – 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).

Supervisionada pelo inspetor Alceu Marestoni, responsável pelo setor especializado da GMJ, a equipe de Jundiaí foi um dos grandes destaques.

“Um resultado que muito nos orgulha, uma vez que o trabalho é integrado e cada um contribui com a sua parcela de profissionalismo e experiência. O Canil  é referência no cenário nacional: um grupo comprometido e muito disciplinado”, ressaltou o graduado.

Há quatro anos na instituição e desde o início atuando no Canil, o GM Gildomar declara ter sido uma honra ter participado da competição.

“O resultado é fruto e mérito do trabalho diário da nossa equipe. Estou feliz com a conquista e as estrelas foram os cães. Orgulho-me por fazer parte da GMJ e mais uma vez elevar o seu nome e da nossa cidade”. Há 11 anos na instituição e dez deles no Canil, o GM Francisco completa: “com sabedoria, a qualificação que temos buscado permanentemente e o empenho de todos conseguimos alcançar este resultado muito significativo”.

[tdj-leia-tambem]

A sintonia homem-animal

Criado há 15 anos, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí é formado por adestradores, figurantes, condutores de cães de trabalho. Entre os locais de treinamento foi utilizada a Pista de Progressão Militar (PPM) do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Grupo Barão de Jundiahy.

A equipe contou com um suporte técnico-profissional nos treinamentos direcionado pelos adestradores: a GM Martins e os GMs Pupo e Francisco, também os guardas Júlio Cesar, Rufino, Calixto e Fábio, que participaram dos treinamentos conduzindo cães e/ou realizando figurações.