
A Guarda Municipal de Jundiaí divulgou o balanço das ações realizadas durante o Carnaval. A cidade contou com um grande público nos blocos e um reforço significativo na segurança.
Além do patrulhamento nos locais onde ocorreram os blocos, a GMJ manteve uma atuação preventiva em diferentes pontos do município, assim, garantindo garantir a ordem e a segurança da população.
Ocorrências registradas no Carnaval de Jundiaí
De acordo com o setor de estatísticas da Unidade de Segurança Municipal, ao longo dos quatro dias de festividade, as autoridades registraram 38 atendimentos, incluindo ocorrências criminais e ações preventivas.
- 3 veículos com queixa de furto ou roubo recuperados;
- 2 apreensões de entorpecentes realizadas pelo Canil;
- 4 atendimentos a mulheres vítimas de violência;
- 2 ocorrências de perturbação do sossego registradas;
- 1 indivíduo procurado pela Justiça, localizado e detido;
- 1 ocorrência de direção perigosa que resultou na apreensão de um veículo;
- 1 caso de tentativa de estupro envolvendo uma vítima de 16 anos, com o autor não localizado;
- 2 ocorrências geradas por disparos do sistema de reconhecimento de veículos suspeitos (OCR).
Nos locais onde os blocos se concentraram, como o Centro, Avenida União dos Ferroviários, Ponte Torta e Jardim Novo Horizonte, foram registradas três ocorrências: um caso de conflito entre pessoas que exigiu o uso de armamento não letal; um caso de tentativa de estupro registrado na região do Vetor Oeste; e uma ocorrência envolvendo a venda de entorpecentes.
Reforço na segurança e monitoramento
Para garantir a segurança dos foliões, a Guarda Municipal de Jundiaí reforçou o efetivo com 50 guardas municipais atuando diariamente nos pontos estratégicos do Carnaval.
Além disso, a tecnologia foi uma grande aliada: drones operados pelos agentes proporcionaram um monitoramento mais preciso, permitindo ações preventivas e maior eficiência na segurança.
A Central de Monitoramento também acompanhou a movimentação em tempo real, transmitindo as imagens diretamente para a Sala de Situação do Gabinete Integrado de Segurança. Dessa forma, foi possível garantir uma resposta rápida a qualquer ocorrência, reforçando a segurança da população e assegurando que o Carnaval ocorresse de maneira organizada e protegida.